[B] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[B] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

BACKBONE – Esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente com elevado desempenho numa rede de dados.

BACKGROUND AUDIO  AD  – Um background audio clip que é tocado durante a mensagem MMS. O Jingle é um exemplo.

BANDWIDTH – É a taxa de transmissão de uma linha de comunicação ou sistema, expressa em kilobits por segundo (kbps) ou megabits por segundo (Mbps) para os sistemas digitais, a quantidade de dados que podem ser transmitidas através de linhas de comunicação num dado momento.

BANDWIDTH CONTENTION – Estrangulamento que ocorre quando dois ou mais ficheiros são transmitidas simultaneamente através de uma linha de dados única. A menos que o sistema seja capaz de priorizar os ficheiros, o efeito gerado passa por retardar a entrega de cada um dos ficheiros.

BANNER – É o conteúdo publicitário exibido numa página web.

BANNER SIZE – É a largura e comprimento (normalmente apresentado em pixels) de um banner / anúncio de imagem colocado na web móvel ou site Web.

BARTER – É o intercâmbio de bens e serviços sem utilização de moeda corrente. O valor da troca é o valor em moeda fiduciária dos produtos e serviços que estão sendo trocados por publicidade. Esta é uma forma reconhecida de receitas do GAAP (Generally Accepted Accounting Principles).

BEHAVIORAL TARGETING-É uma técnica utilizada por editores online  e publicitários para aumentar a eficácia das suas campanhas. A Segmentação comportamental utiliza informações recolhidas online do comportamento de um indivíduo, tais como as páginas que já visitou ou as buscas que realizou para identificar quais os anúncios que devem ser exibidos a esse indivíduo.  Os profissionais acreditam na capacidade de entregar os anúncios online aos utilizadores que são mais susceptíveis de serem influenciados por estes.

BETA- É a versão de teste de um produto, como um site ou software, antes do lançamento final.

BILL FACE DESCRIPTOR  – Descrição dos dados de facturação que aparecem na conta de um assinante de telemóvel.

BILLING AGGREGATOR – É a organização que oferece uma ou mais soluções de facturação (PSMS, Direct-to-bill, Cartão de crédito, PayPal, Pontos Fidelidade, MB,  créditos, etc) off-portal para fornecedores de soluções para aplicações móveis ou sites web.

BINARY RUNTIME ENVIRONMENT FOR WIRELESS (BREW ) – Uma plataforma aberta (open-source) de desenvolvimento de aplicações para dispositivos wireless (sem fios), originalmente projectado para tecnologia CDMA. No entanto, BREW é independente das frequências e pode também apoiar tecnologias GSM / GPRS e UMTS. Permite aos utilizadores fazer download de aplicações/software tais como chat de texto, e-mail, localização e posicionamento, jogos, etc. As aplicações BREW são escritas em C ou C++, mas a plataforma foi projectada para permitir aos programadores escrever em qualquer língua que escolham, incluindo Java e XML. É fornecido um Kit de Desenvolvimento de Software aos programadores –  Software Development Kit (SDK), que inclui todas as aplicações da plataforma BREW, e uma variedade de ferramentas para criação de aplicações BREW. O mercado BREW é pequeno comparado com o WAP, é como os computadores Apple que lideram uma pequena quota de mercado comparada com os PCs Windows/Microsoft.

BIT RATE  – É uma unidade de medida da largura de banda que indica a velocidade dos dados que estão viajando de um lugar para outro no interior da rede de computadores. BIT RATE  é normalmente expressa em kilobits por segundo (kbps) ou megabits por segundo (Mbps).

BITMAP (BMP) – Um formato de imagens.

BLINK MESSAGE – Mensagem de texto que contém texto a piscar com a finalidade de dar destaque ao seu conteúdo.

BLOG – Nome genérico atribuído a um website  com posts regulares por ordem cronológica, geralmente convidando os leitores a comentar. Os novos Blogs são geralmente curtos e informais, e o seu software é por norma gratuito e muito fácil de utilizar pelo utilizadores individuais, tornando-se uma ferramenta popular para diários on-line, bem como para outras publicações de orientação profissional.

BLUETOOTH – Um protocolo de comunicação que permite que dispositivos móveis equipados com um chip especial possam enviar e receber informações sem fios  quando se encontram próximos,  utilizando a de 2,4 GHz spectrum band.

Bonus impressions  – São os anúncios adicionais para além dos compromissos descritos na ordem de inserção de anúncios pré-aprovado.

BOT – Software que corre automaticamente, sem intervenção humana. Normalmente, um bot tem a capacidade de reagir às diferentes situações que poderão ocorrer. Existem dois tipos comuns de robot os  agentes e as aranhas. Os bots são utilizados por empresas como motores de busca para descobrir e indexar sites . Diminutivo de Robot.

Brand Awareness – As sondagend de Brand Awareness de Pesquisa podem medir a eficácia de um anúncio ao medir o impacto da publicidade on-line ou nos telemóveis com base em métricas chave.

BRANDING – É o processo pelo qual a identidade da marca é desenvolvida, uma estratégia de marketing e/ou objetivo da campanha.

Broadband (Banda larga) – É a ligação via Internet que oferece uma taxa relativamente elevada de bits – qualquer taxa de bits igual ou superior a 256 Kbps. Cable modems e DSL oferecem ligações de banda larga .

BROADCAST VIDEO – É o conteúdo de vídeo que é “transmitido/broadcasted através da rede telefónica do consumidor. Isso dá aos consumidores a liberdade de escolha de qual o conteúdo a assistir. Com a transmissão de vídeo ou multi-cast, o conteúdo é uma das muitas experiências e não podem ter problemas de buffering ou de downloading de outras plataformas de vídeo móvel. Semelhante à televisão tradicional, existem oportunidades de publicitar nos intervalos. A personalização da tecnologia com base na experiência dos anúncios publicitários serão orientados para o telemóvel do consumidor (por exemplo, através de uma aplicação no equipamento) e não inseridos no interior do vídeo. Actualmente não existe um standard global desta tecnologia, no entanto as alguma das tecnologias estão conquistando aceitação em diferentes regiões do mundo: DVB-H (Europa), MediaFLO (E.U.) MH ATSC (E.U.), DMB, ISDB e SDMB (Ásia) .

BROWSE AND BUY  – É um modelo que promove a descoberta de conteúdos e de comportamentos de compra no telemóvel. Este modelo é cada vez mais emergentes e reproduz a experiência de navegar no PC mas orientado para telemóveis.

BROWSER – É uma aplicação de software que pode fazer pedidos, downloads, cache e exibir documentos disponíveis na World Wide Web (Internet).

BROWSER Sniffer – ver Sniffer

BtoB/B2B (Business-to-Business) – Negócios cujo o principal cliente são empresas.

BtoC/B2C (Business-to-Consumer) – Negócios cujo o principal cliente é o consumidor individual

BUFFERING – Ocorre quando um streaming media player armazena temporariamente as partes de um ficheiro de streaming de media (por exemplo, áudio ou vídeo) num PC do cliente até que haja informação suficiente para o stream inicie a sua execução.

BULK E-MAIL FOLDER- ver Junk E-mail Folder.

BUTTON (Botão) – 1) que contém gráficos clicáveis com determinadas funcionalidades, tais como redireccionar para outro lugar ou executar um programa, 2) Os botões também podem ser anúncios.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s