[E] Glossário de Marketing Interactivo


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[E] Glossário de Marketing Interactivo

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E-COMMERCE – É o processo de venda de produtos ou serviços através da Internet.

E-MAIL ADVERTISING – São os banners, links ou patrocínios que aparecem nas newsletters via e-mail , e-mail marketing e campanhas comerciais e outras campanhas de comunicação via e-mail. Inclui todos os tipos de correio electrónico (por exemplo, com texto  ou HTML – enabled)

E-MAIL BOUNCE – Um e-mail que não pôde ser entregue na mailbox e que é devolvido para o e-mail do Service Provider que a enviou. A rejeição é classificada como .hard. ou comom .soft .  a Rejeição é .hard. são a falha da entrega do e-mail se devem a razões permanentes, tais como um endereço ser inexistente. A rejeição é .soft.. se a falha da entrega do e-mail se devem a problema temporários, como seja uma inbox cheia ou indisponibilidade do servidor  do ISP (Internet Service Provider).

E-MAIL CAMPAIGN (CAMPANHA DE E-MAIL) – A campanha de publicidade distribuída por e-mail.

E-MAIL INBOX – É a pasta padrão dentro de um mailbox provider, é a pasta principal, que guarda os e-mails recebidos.

E-MAIL MAILBOX PROVIDER – o programa de e-mail, e, por extensão, o servidor que hospeda o endereço de email segmentados

E-MAIL PREVIEW PANE – É uma pequena janela dentro do mailbox provider que permite ao utilizador pré-visualizar alguns conteúdos do e-mail sem o abrir.

E-MAIL SERVICE PROVIDER (ESP) – É a empresa ou organização que fornece a tecnologia de permite o envio da campanha de e-mail. O ESP também pode fornecer serviços de marketing, publicidade  e de comunicação em geral.

ENCODER – É um hardware ou software utilizado para comprimir os sinais de áudio e vídeo para fins de streaming. Veja codec

ENCODING (Codificação) – É o processo de compressão e  de divisão de um ficheiro em pacotes de modo que possa ser entregue numa rede.

ENCRYPTION – “Garantir” que a informação digital, é ilegível, sem o uso de chaves digitais.

END-USER – É outra designação para designar os assinante móveis, os utilizadores finais são os sujeitos e/ou entidades que utilizam short codes para estabelecer comunicação com as aplicações. (Por exemplo, um utilizador que assista a um vídeo a partir do seu telemóvel).

ENHANCED DATA RATES FOR GSM EVOLUTION (EDGE ) (Enhanced GPRS (EGPRS) – Fase final na evolução dos GSM standard, sendo também uma tecnologia intermedia que aproximou mais a tecnologia 2G na capacidade de transferência de dados da tecnologia 3G . A EDGE utiliza um novo esquema modulação que permite teoricamente velocidades de dados até 384 kbit/s no espectro GSM.

EPG (Electronic Programming Guide) – É a aplicação que permite ao espectador seleccionar interactivamente a sua programação de televisão.

ETHERNET – Uma tecnologia de rede que interliga computadores na mesma rede local.

ETV (Enhanced Television) – Um tipo de tecnologia de televisão interativa que permite que os produtores de conteúdo possam enviar dados e gráficos “melhorados /enhancements” através de uma pequena parte do sinal analógico de transmissão regular designado por Vertical Blanking Interval. Essas melhorias aparecem como sobreposições no vídeo e permitir que os utilizadores cliquem neles enquanto estão assistindo televisão via uma set-top box/ serviço especial.

EXPANDABLE BANNERS – É um banner que se pode expandir até à dimensão de 468 x 240, após o utilizador clicar no mesmo ou depois que um utilizador passar o seu cursor sobre o banner. 

Extensible Hypertext Markup Language (XHTML) – A markup language é uma versão actualizada e reformulada do HTML, estando em conformidade com a sintaxe XML.

EXTENSIBLE MARKUP LANGUAGE (XML) – Uma linguagem de markup de uso geral, utilizada principalmente para facilitar a partilha de dados entre diferentes sistemas de informação, nomeadamente através da Internet.

EXTRANET – É uma intranet que é parcialmente acessível a utilizadores externos através de autenticação prévia (login e password).

EYEBALLS – Gíria utilizada para designar audiência, isto é, o número de sujeitos que vêem um determinado site ou publicidade.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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