[H] Glossário de Marketing Interactivo


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HANDS FREE (Hands free kit ) (MÃOS LIVRES) (Kit mãos livres) – É a utilização de um telemóvel sem o uso físico do mesmo, geralmente instalados em veículos e/ou ligados via Bluetooth ou auricular similar.

HANDSET – Termo usado como referência a um telemóvel, dispositivo móvel ou terminal móvel.

HDTV (High-Definition Television) (Televisão de alta definição) – É um sinal de alta qualidade com alta resolução, utilizando um formato digital para a transmissão e recepção de sinais de TV. O HDTV fornece cerca de cinco vezes mais informações de imagem (elementos de imagem ou pixels) que uma televisão convencional, com mais clareza, mais resolução, e com qualidade digital de som.

HEAD END – É o local num sistema de cabo coaxial de banda larga ou rede onde se inicia a programação e começa a rede de distribuição. Os sinais são normalmente recebidas pelo ar a partir de satélites, os relés de microondas ou cabos de fibra óptica estão na extremidade da cabeça (head end) para a sua distribuição.

HEADING/H TAGS – Esta tag indica uma página específica ou título de secção numa página web. Os motores de pesquisa prestam especial atenção ao texto H, uma vez que fornece pistas sobre a actualidade e relevância do conteúdo contido na secção.

HEURISTIC (Heurística) – É uma forma de medir a identidade única de um utilizador. Esta medida utiliza a dedução ou inferência com base numa regra ou algoritmo que é válido para esse servidor. Por exemplo, a combinação de endereços IP e do agente do utilizador pode ser usado para identificaro mesmo em alguns casos. Se um servidor recebe um novo pedido do mesmo cliente dentro de 30 minutos, infere-se que um novo pedido vem do mesmo utilizador e que o tempo que decorreu até ao novo pedido foi gasto com a última página. Também referido como uma inferência.

HIGH SPEED DOWNLINK PACKET ACCESS – É uma melhoria para o (UMTS) Universal Mobile Telecommunications System, a tecnologia 3G, também conhecido como Wideband Code Division Multiple Access (W-CDMA). Ele foi projectado para aumentar em mais de cinco vezes as velocidades de download e, em teoria, atinge até 14 Mbps (14 milhões de bits por segundo).

HISTORY LIST – É o menu no web browser que exibe os sites recentemente visitados.  O mesmo mecanismo torna possível aos servidores a pista onde o browser foi antes de visitar um site em particular.

HIT – Ocorre quando os utilizadores acedem a um site e o seu computador envia um pedido ao servidor do site para iniciar o download dessa página. Cada elemento de uma página solicitada (incluindo gráficos, textos e itens interactivos) são registados pelo ficheiro de logs do site no servidor Web. Se uma página que contém dois gráficos é acedida por um utilizador, os hits serão gravados uma vez para a própria página e uma vez para cada um dos gráficos.  Os Webmasters usam os hits para medirem a carga de trabalho nos seus servidores.  Porque existem vários layouts de páginas web e os  padrões de visita variar de site para site, o número de hits acaba por não ter qualquer relação com o número de páginas de download, sendo por isso um mau indicador para medir o tráfego num site.

HOME PAGE – A página designada como o principal ponto de entrada de um site Web (ou página principal) ou o ponto de partida quando o primeiro navegador se conecta à Internet. Normalmente, ele recebe os visitantes e apresenta o objetivo do site, ou a organização patrocinadora, e, em seguida, fornece links para outras páginas dentro do site.

HOST – Qualquer computador numa rede que ofereça serviços de conectividade a outros computadores. Um host tem um endereço IP associado a ele.

HOTLISTS – Pull-down ou pop-up menus disponibilizados com frequência num browser ou motores de pesquisa a informar sobre novos sites ou sobre sites populares.

HOUSE ADS – Anúncios de um produto ou serviço da mesma empresa.

HTML (Hypertext Markup Language) – Um conjunto de códigos num ficheiro de texto designados por markup tags que determinam qual a informação que é recuperada e como deverá ser processada por um browser. Existem dois tipos de markup tags: as anchor e as format. As tags anchor determinam o que é recuperado, e as tags format determinam como são processadas. Os browsers recebem as páginas HTML da Internet e usam a informação para mostrar texto, imagens, links e outros elementos conforme foi projectado pelo criador do site.

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) – É o formato mais utilizado para transferir documentos na World Wide Web.

HYBRID PRICING – São os preços baseados num misto entre os preços de CPM e nos preços calculados com base no desempenho.  Veja modelo de preços de CPM e de performance-based pricing model baseados em desempenho.

HYPERLINK – É um link clicável, por exemplo, numa página Web ou num e-mail, que reenvia o utilizador para um novo URL, quando activado.

HIPERTEXTO – Qualquer texto que contenha links de interligação com outros textos ou ficheiros na Internet.

About João Geraldes

Doutorado em Gestão, Estratégia e Posicionamento pela Universidad da Extremadura de Badajoz na área de Organização e Competitividade, Mestre em Gestão no Instituto Superior de Gestão e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE. Atualmente é Coordenador da Licenciatura de Gestão do Instituto Piaget, Docente na Licenciatura de Gestão no ISCTE, Diretor Emérito do Instituto Superior de Ciências da Administração, Vice Presidente da Assembleia Geral - Associação Europeia de Saúde Educativa e Preventiva em Epigenética, Vice Presidente da Data Science Portugues Association, Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas, Presidente da Direção da Associação de Proprietários de São Marcos desde 1995, CEO da 2B-On | AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL. Leciona ainda na Ordem dos Farmacêuticos a Pós-Graduação de Marketing Digital e é docente também no Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica em Marketing Digital, acumulando experiência lectiva desde 1990. É membro efetivo da Ordem dos Economistas com o nº 10723.
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