[I] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[I] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

IMAGE (Imagem) – Uma fotografia ou um gráfico que pode ser entregue a um telemóvel como um entre os vários formatos disponíveis de imagem de baixa resolução, inclusive .png, .gif, .jpg, etc, As imagens numa plataforma móvel podem ser classificadas como conteúdo móvel/produtos (papéis de parede – wallpapers, screensavers, etc), activos para um web site móvel, ou acessível através de links para desencadear uma acção.

IMAGEM AD – Uma imagem num site web com um link activo que pode ser clicada pelo assinante de telemóvel. Uma vez clicado, o assinante sem fios é redireccionado para uma nova página, ou para um outro web site móvel ou ainda para outro destino onde reside uma oferta.

IMAGE MAP – É uma imagem GIF ou JPEG com mais de um link de interligação.  Cada link ou hot spot pode levar a uma página de destino diferente.

I-MODE – É um pacote de serviços de informação baseada desenvolvido pela operadora japonesa NTT DoCoMo para oferecer uma ampla gama de serviços aos assinantes de telemóveis.  O modelo de partilha de utilizado para i-Mode está sendo adoptado por outras operadoras como base para novos serviços disponíveis para GPRS e 3G.

IMPRESSION – É uma unidade de medida da respostas de um servidor Web a uma pedido de página a partir do browser do utilizador, que é filtrado pela actividade robótica e pelos códigos de erro. São gravados os pedidos de página realizados pelo utilizador que viu a página web. É também uma unidade de medida para a contagem do número de vezes que os assinantes de telemóvel visualizem uma página em especial, podendo ser a publicidade móvel num site de Internet móvel ou inserido numa mensagem de texto ou noutro media móvel similar.

INBOX – Veja Inbox E-mail

ÍNDICE – É a base de dados onde um motor de pesquisa guarda o conteúdo de cada página da Web que são visitadas pela “aranha/spider”..

INFORMATION ON DEMAND (IOD) – É o conteúdo entregue sob a forma de alerta. O assinante recebe actualizações do tempo, trânsito, horóscopo, piadas do dia, etc, através de texto SMS, periodicamente em períodos e frequências predefinidas.

INSERTION (Inserção) – É o acto de colocar efectivamente um anúncio num documento, como registado pelo servidor de anúncios (ad server).

INSERTION ORDER (Ordem de inserção) – É a ordem de compra entre o vendedor de publicidade interactiva e o comprador (normalmente ou é o anunciante ou a sua agência).

INSTANT MESSAGING (IM) – É um método de comunicação em tempo real, de um-para-um ou em grupos através da Internet. Os utilizadores constroem. Listas de amigos (buddy lists). que reflectem a disponibilidade (ou. presença.) das pessoas com quem eles se comunicam.

INSTANT VOICE RESPONSE / INTERACTIVE VOICE RESPONSE (IVR) – É uma tecnologia que permite que um computador possa detectar o tom de voz e a sinalização de multi-frequência de dual-tone (DTMF – Dual-Tone Multi-Frequency Signaling) introduzidas pelo teclado. A tecnologia IVR é amplamente utilizada nas telecomunicações, mas também estão sendo introduzidas em alguns sistemas de automóvel para a operação de mãos-livres. É um sistema informatizado que permite a um utilizador, normalmente o chamador (quem realiza a chamada), a seleccionar opções a partir de um menu de voz, habilitando-o a interagir com o sistema informatizado de um telefone a partir do seu telemóvel.

INTEGRATED DIGITAL ENHANCED NETWORK (i-DEN) – É uma tecnologia wireless desenvolvida pela Motorola, que combina as capacidades de um telemóvel digital, rádio bidireccional, fax/modem, pager alfanumérico e numa rede única. iDEN opera entre os 800MHz, 900MHz, e 1500MHz, e é baseado em arquitectura TDMA e GSM  que coloca mais utilizadores num determinado espaço espectral, comparativamente a um sistemas móvel analógico. As redes iDEN são utilizadas por vários operadores em todo o mundo.

INTELLIGENT AGENTS (Agentes Inteligentes) – São ferramentas de software que ajudam o utilizador a encontrar a informação de interesse específico para si. O perfil do utilizador é continuamente refinado e melhorado com base na aceitação ou rejeição pelo utilizador das recomendações enviadas ao longo do tempo.

INTERACTIVE ADVERTISING – São todas as formas de publicidade, online, wireless e de televisão interactiva incluindo os banners, patrocínios, e-mail, palavras-chave pesquisadas, referências, slotting taxas, anúncios de classificados e anúncios de televisão interactiva.

INTERACTIVE TV  (iTV) – A TV Interactiva refere-se à programação TV e de tecnologia que permita ao espectador participar interactivamente e bidireccional com a televisão / programação. É uma tecnologia que permite a comunicação bidireccional entre o público e o prestador de serviços de televisão (como o locutor, Operador de cabo, fabricante da set-top box ).

INTERNAL PAGE IMPRESSIONS – É a actividade de um Web site  que é gerada por utilizadores com endereços IP conhecido como estando afiliados ao proprietário do site. A actividade interna que está associado com a administração e manutenção do site devem ser excluídas do tráfego ou do relatório de medição.

INTERNATIONAL MOBILE EQUIPMENT IDENTITY (IMEI ) – É o número de série único com 15 dígitos, atribuído a um telemóvel. O IMEI é composto por cinco grupos de números. O primeiro grupo representa o fabricante, o segundo sequência identifica o Type Approval Code (TAC) ou o número do modelo, o terceiro representa o Código de Montagem Final Code (FAC – Final Assembly Code), o quarto é o número de série do aparelho e o quinto é a reposição de um só dígito (normalmente o 0 ).

INTERNET – É a rede mundial de computadores, proporcionado conectividade fiável e redundante entre computadores de sistemas díspares utilizando o envio de dados através de protocolos conhecidos como TCP/IP.

INTER-OPERABLE MESSAGING – É a capacidade que o assinantes de telemóvel dispõe para trocar mensagens de texto e multimédia entre diferentes redes de operadores móveis. Também é usado para se referir a um Common Short Code que é registado em várias redes dos operadores móveis.

INTERSTITIAL ADS – São anúncios que aparecem entre duas páginas com conteúdo. Também conhecidos como anúncios de transição, ou páginas splash.

INTERSTITIAL IMAGE AD – É uma Imagem publicitária que é inserida no meio de uma mensagem MMS. Esta imagem será disponibilizada ao assinante quando abrir a mensagem MMS.

INTERSTITIAL TEXT AD – É uma página de texto que é exibida no meio de uma mensagem MMS.

INTERSTITIAL VIDEO AD – É um video clip de publicidade que é inserido no meio de uma mensagem MMS. Este vídeo é reproduzido quando o assinante está a ver a mensagem MMS.

INTRANET – É uma rede baseada em protocolos TCP / IP que pertence a uma organização, normalmente uma empresa, e é acessível somente por membros da organização, funcionários ou outras pessoas com autorização.

IN-UNIT CLICK – É uma unidade de medida da acção desencadeada pelo utilizador ao responder a um elemento do anúncio que geralmente provoca uma mudança intra-site ou mudança de conteúdo.  A In-unit clicks é geralmente controladas através do 302 redirect. Também conhecido como click-downs, click-ups e click-withins. Veja ad click e 302 redirect

INVENTORY (INVENTÁRIO) – o número de anúncios disponíveis para venda num site.

IP (Internet Protocol) – É o protocolo que informa de como os pacotes da rede são tratados e encaminhados.

IP ADDRESS (Endereço IP) – É o endereço numérico de Internet protocol atribuído a cada um dos computadores na Internet, de forma a que a sua localização e actividades possam ser diferenciadas das de outros computadores.  O formato é ##.##.##.##, onde cada número varia entre 0 e 255

IRC – (Internet Relay Chat) – 1) É o mecanismo que permite ás pessoas conversar em tempo real. O chat ou os fóruns, as mensagens são escritas, e podem ser públicas ou privadas, 2) É um protocolo que permite aos utilizadors conversar com outras pessoas em tempo real. O IRC é estruturado como uma rede de servidores, cada IRC aceita ligações a partir de um programa cliente.

ISDN ((Integrated Services Digital Network)) (Rede Digital de Serviços Integrados) – Permite o acesso à Internet de forma mais rápida que as ligações dial-up através de fios de cobre do telefone. A DSL tem, vindo em grande parte a substituír o ISDN. Veja DSL (DIGITAL SUBSCRIBER LINE).

ISP (Internet Service Provider) – É a empresa ou organização que fornece acesso à Internet e serviços co-relacionados, aos consumidores.

ITI (Information Technology Industry Council) – Representa os principais fornecedores dos E.U.A. de produtos e serviços de tecnologia da informação.  Ele defende crescimento da economia através da inovação e apoia as políticas de livre mercado.  Veja itic.org para mais informações.

IVR DISCOVERY – É um método de descoberta de conteúdo onde o utilizador liga para um número de telefone, durante o qual o seu número de telefone móvel é capturado, e uma conexão de dados é feita posteriormente para o telemóvel (SMS, WAP). É cobrado através do registo de chamadas assim que a ligação ao telemóvel seja realizada.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s