[M] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[M] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

MAILING LIST – É uma mensagem distribuída automaticamente por e-mail sobre um determinado tópico a um conjunto de indivíduos.

MAKEGOODS – São impressões adicionais de anúncios que são negociados, a fim de compensar a escassez de anúncios entregue versus os compromissos descritos na ordem de inserção acordada.

MASTERTONE (Truetone, Realtone) – Fontes de áudio  obtida directamente de faixas de música gravada e que foram codificadas para dispositivos de telemóvel com um formato de alta fidelidade, tais como MP3, AAC, ou em formato WMV. Muitas vezes, uma secção editada de uma música ou outra composição, os mastertones pode ser utilizados como toques e ringback tones.

M COMMERCE – Comércio via telemóvel, a possibilidade de realizar transacções monetárias através de um dispositivo de telemóvel.

Media Company – É uma empresa que obtém receita pela publicação de conteúdo através de um ou mais meios de distribuição, por exemplo, revistas, televisão, rádio, internet, Microblogging Publishing, posts espontânea para um site público, geralmente através de um dispositivo de telemóvel ou computador portátil sem fios. Micro-sites – Anúncios multi-page acedidos via click-through de anúncio inicial.  O utilizador permanece no autor do site, mas têm acesso a mais informação do que a proporcionada pelo anúncio publicitário.

MENU – É a lista de opções numa aplicação que podem ser acedidas através do botão esquerdo ou direito do rato.

MESSAGING – Colectivamente, são os SMS e MMS enviados para telemóveis. Esta definição não inclui anúncios emitidos a partir de sites WAP ou anúncios fornecidos nos jogos dos telemóveis.

MESSAGING FEES – Cada vez que um SMS é enviado, o remetente e o receptor podem ser cobrados pelo Operador móvel pelas respectivas mensagens. O tarifário das mensagens pode variar em função do volume. Podem ser adquiridos créditos de mensagens SMS em termos de volume para reduzir custos.

META DESCRIPTION – É a meta tag que descreve o conteúdo da página – especialmente relevante para as aranhas móvel (motores de pesquisa móvel).

MIDI (MUSICAL INSTRUMENT DIGITAL INTERFACE) – É um padrão utilizado para representar a informação musical em formato digital. Os MIDI podem ser gravados e reproduzidos somente em dispositivos MIDI-capable.

MIDROLL – É um formulário publicitário online que é disponibilizado no meio de um intervalo de um vídeo que está a ser exibido.  Ver Preroll e Postroll.

MIMO (Multi-Purpose extensões Internet Mail) – É um dos métodos de codificação de um ficheiro que será distribuido pela Internet.

MMORPG (Massive Multiplayer Role-Playing) – É uma das variedade disponíveis de jogos de vídeo para PC ou consola de jogos a três dimensões,  em que vários jogadores podem interagir, competir ou cooperar para atingir objectivos em tempo real.

MMS – É uma mensagem enviada através de um serviço de mensagens multimédia que contém objectos multimédia. veja Multimedia Messaging Service.

MMS (MULTIMEDIA MESSAGING SERVICE) (Serviço de Mensagens Multimédia) – É um standard dos sistemas de mensagens para telemóveis, que permite o envio de mensagens que incluem objectos multimédia (imagens, áudio, vídeo e Rich Text). Pode ou não incluir o texto normal.

MMS BANNER – É uma imagem transparente de publicidade que é inserida no ecrã com texto numa mensagem MMS.  Esta imagem será exibida quando o assinante abrir a mensagem MMS.

MMS MARKETING – Uma forma de marketing móvel que utiliza o MMS (Multimedia Message Service) para enviar imagens, vídeo, ficheiros de som e mensagens de texto entre telemóveis e outros dispositivos portáteis. Veja DringSPOT

MO MESSAGE – É abreviatura de mobile-originated message, ou seja, é um SMS ou mensagem de texto enviado a partir de um telemóvel.  Estas mensagens são criadas e enviadas pelo assinante de telemóvel.

MO OR MT BILLING – A marcação de uma tarifa para a MO ou mensagem MT SMS de um serviço PSMS para efeitos de facturação.

MOBILE ADVERTISING – É a publicidade que é comunicada ao consumidor/público alvo através de um aparelho de telemóvel.  Este tipo de publicidade é frequentemente visto como Mobile Web Banner (no topo da página), Mobile Web Poster (na parte inferior da página), ou em todo o écrãn, que aparece enquanto a página web móvel é solicitada “carregada.” Outras formas deste tipo de publicidade são os anúncios nos SMS e MMS, os anúncios nos jogos de telemóvel, e anúncios vídeo nos telemóveis (pré, no meio e após execução). Veja DringSPOT

TRANSPORTE MOBILE – Ver Carriers

MOBILE COMMUNITY SERVICE – Um serviço acessível a partir de um dispositivo móvel que pode incluir, mas não está limitado, as funcionalidades seguintes: (i) um sistema para utilizador final para comunicar através do serviço ou (ii) um sistema ou um mecanismo para o utilizador final fazer o upload ou download de conteúdos para um espaço privado, ou (III), um sistema ou um mecanismo de upload ou download de conteúdo para um espaço público.

MOBILE CONTENT – Conteúdos de entretenimento, desporto, notícias, informação e jogos entregues via qualquer tipo de media sem fios sem formato publicitário. A localização, distribuição e a tecnologia do conteúdo é irrelevante e pode incluir ambos dentro e fora da plataforma.

MOBILE CONTENT ADVERTISING – Isto é tipicamente uma mensagem SMS que:  a) cujo o texto contém publicidade ou b) pontos dos assinantes de telemóvel numa publicidade impressa, na web ou na televisão que promove toques de telemóveis, jogos, aplicações, serviços e outros produtos para telemóveis. veja DringSPOT

MOBILE DATING – Rede social via uma comunidade móvel, cuja aplicação ou um site têm a finalidade de amizade ou namoro.

MOBILE GAMES (Jogos de Telemóvel) – É um jogo criado para ser jogado num telemóvel ou computador de mão. A maioria dos jogos para telemóveis são transferidos para o aparelho e jogados com as tecnologias básicas e controles incorporados no equipamento (teclas cursoras, teclas numéricas, etc.) Alguns jogos de telemóvel são desenvolvidos para serem jogados utilizando as tecnologias de comunicação presentes no dispositivo e/ou fornecidos pelo prestador do serviço/operador, como sejam as mensagens de texto (SMS), mensagens multimédia (MMS) ou identificação do local via GPRS. Os jogos para telemóvel são actualmente desenvolvidos em Java, BREW ou Symbian.

MOBILE GREETING CARD (Truetone, Realtone) – Um cartão de felicitações móvel composta por ficheiros de media, como design gráfico ou clip de vídeo, que podem conter uma mensagem de texto pré-definida, ou fornecer ao remetente a possibilidade de adicionar uma mensagem pessoal de (texto) antes de enviar ao receptor de telemóvel. 

MOBILE HANDSET (Mobile Terminal ), (terminal móvel) – Ver Handset

MOBILE IDENTIFICATION NUMBER (MIN) – Ver MSISDN

MOBILE INTERNET (Internet móvel) – See Mobile web

MOBILE MARKETER – Todas as empresas dentro do ecossistema dos telemóveis, incluindo: anunciantes, agregadores e distribuidores, transportadores, fornecedores de conteúdos e Publishers/editoras.

MOBILE MARKETING – É a forma de fazer marketing que geralmente utiliza SMS, MMS ou WAP Push para entregar a sua estratégia de comunicação nos telemóveis ou outros dispositivos móveis. Como outdoors, imprensa escrita ou marketing interactivo, mobile marketing é simplesmente uma outra forma interactiva de marketing para atingir um público-alvo.

MOBILE MARKETING PROGRAM – Qualquer programa de marketing ou publicidade distribuída através de um aparelho.  São várias mensagens de telemóvel, geralmente entregues como parte de uma campanha coordenada. Isso inclui, por exemplo, a Mobile Messaging Program, um ou vários anúncios distribuídos em sites WAP, ou através de jogos via telemóvel.

MOBILE MESSAGE – São as mensagens enviadas por SMS e/ou MMS para um telemóvel, mas não inclui anúncios distribuídos em sites WAP, ou anúncios entregues nos jogos de telemóvel.

MOBILE NETWORK OPERATORS (Operadores de Rede Móvel) (MNO) – Ver Carrier

MOBILE OPERATORS (Operadores Móveis) – Veja Carrier

MOBILE ORIGINATED (MO), (MOM) – É uma mensagem de SMS/MMS enviada de um dispositivo de telemóvel.

MOBILE SEARCH – Realizar uma pesquisa via Internet móvel.

MOBILE SHORTS (Mobile Episodes, Mobisodes) – Original, é a programação/episódios feitos para telemóveis. Normalmente, criados pelas redes da televisão e os estúdios de cinema para promover a venda cruzada de conteúdos de televisão e de filmes. Não é o mesmo que “clips de vídeo móvel/mobile video clips”.

MOBILE STATION INTERNATIONAL ISDN NUMBER (MSISDN ), (Mobile Phone Number, MIN ) – Permite Identificar um dispositivo sem fios dentro da rede do Operador sem fios. O MSISDN é marcado (dialed) a partir de outras redes sem fios oun redes fixas, orientando um sinal para o dispositivo sem fios específico.  MSISDNs pode ser verificada eletronicamente para evitar fraudes.

MOBILE SUBSCRIBER (Subscriber ), (Assinante) – É o consumidor que celebra um contrato com um Operador. Uma vez firmado o acordo, o Operador tem o Onus de prestar serviços de telecomunicações sem fios ao consumidor.

MOBILE TERMINATED MESSAGE (MT), (MTM) – É uma mensagem SMS ou MMS, que foi “terminated” (enviada) para um telefone móvel. A mensagem pode ser originada noutro telemóvel ou servidor web, PC ou outro dispositivo. A mobile-terminated message, significa, uma mensagem de SMS ou uma mensagem de texto recebida num telemóvel.  Estas mensagens são geralmente visualizadas pelo destinatário na sua Inbox da sua área de mensagens.

MOBILE TV – Televisão/programação de vídeo formatada para ecrã do telemóvel. O programa é transmitido ou o seu streaming pode ser feito a partir de várias plataformas – MediaFLO, DVB-H, etc

MOBILE VIDEO – Veja TV Mobile

MOBILE VIRTUAL NETWORK OPERATOR, (Operador móvel virtual)(MVNO) – É a entidade que disponibiliza serviços de telefonia móvel alugando/utilizando a infra-estrutura de rede de um Operador móvel. Um MVNO é um operador móvel, que não possui a sua rede própria de telecomunicações.  Um MVNO tem os seus próprios cartões SIM e compra grandes volumes de minutos a outros Operadores de Telemóvel.  Um MVNO tem liberdade para as suas próprias tabelas de preços e serviços e gerir a sua facturação e apoio aos clientes.

MOBILE WEB (Wireless Internet Mobile Web Mobile Internet ) – O Mobile Web é um canal para a entrega de conteúdos web, que oferece e formata o conteúdo para os utilizadores visando a sua utilização num contexto móvel. O contexto do conteúdo para telemóveis caracteriza-se pela natureza das necessidades das informações pessoais do utilizador (por exemplo, actualizar seu blog, o acesso a informações sobre viagens, receber actualizações de notícias), as limitações dos telemóveis (tamanho do ecrã, ou facilidade de escrita) e recursos especiais (ou seja, localização, tipo de ligação, tais como 3G ou WLAN).

MODEM – Equipamento que faz a transferência de sinal digital em sinal analógico e vice-versa indicado para fazer envio de dados através de linhas de telefone ou cabo.

MONO TONE – Um toque de telemóvel antigo baseado na tecnologia da geração anterior, que toca uma nota musical ao mesmo tempo. É composto por uma faixa única.

Moore’s Law (Lei de Moore) – Uma observação chave sobre o crescimento da capacidade dos computadores ao longo das últimas décadas.  Gordon Moore, da Intel afirmou que a velocidade dos processadores dobra a cada 18 meses. Até agora, esta tem-se verificado.

MOUSEOVER – É o processo pelo qual um utilizador coloca o seu rato sobre um objecto de media, sem clicar (como se estacionasse o seu rato sobre o objecto pretendido). O rato pode precisar de permanecer estático por momentos para iniciar algumas acções.

MP3 (MPEG Audio Layer 3) – É um Codec frequentemente utilizado nas música digital online. Termo genérico para qualquer ficheiro de música digital, independentemente do codec utilizado para a criar ou reproduzir. Um formato de compressão de áudio para reduzir significativamente a quantidade de dados necessária para representar a gravação de áudio, sem comprometer a um nível significativo a sua qualidade de som original.

TONE MP3 – Toque de telemóvel /Ringtone criado a partir de MP3. Só pode ser utilizado em telemóveis que suportem MP3.

MPEG (MOTION PICTURE EXPERTS GROUP)- É Uma tecnologia de compressão de voz e vídeo, que permite que estas formas de informação possam ser transmitidas em redes com pouca largura de banda. 1) É um formato de ficheiro que é utilizado para comprimir e transmitir filmes ou clips de vídeo online, 2) São as normas estabelecidas pela Motion Picture Exports Group para os media de vídeo.

MSO (MULTIPLE SYSTEM OPERATOR) – Designação utilizada como diminutivo de Operador de Televisão por Cabo; ou melhor, qualquer operador de rede por cabo com mais de um sistema de TV Cabo

MULTIPLAYER MOBILE GAME (MMG) (Massive Multiplayer Game) – É um jogo de telemóvel que pode ser jogado em simultâneo por diversos jogadores ao mesmo, ou no mesmo local físico com o mesmo aparelho (pass-and-play), ou em diferentes locais e com diferentes aparelhos. Este último tipo de rede obriga que a rede seja network enabled.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to [M] Glossário de Marketing Interactivo

  1. Always interesting to check an interesting website. Thank you for the post . Of course, apart from the content , the design of your blog is honestly nice . Bravo .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s