[O] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[O] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

OFF PORTAL (Off Deck) – Ponto de venda/acesso à rede móvel, mas fora da plataforma, ou portal do Operador, onde os consumidores podem aceder/comprar informações e produtos móveis/conteúdos/utilitários.

OFFER BASED AD – Um anúncio clicável com um desconto/oferta de um produto ou serviço.

OFF-SITE MEASUREMENT – quando um site envia os seus ficheiros de logs para um serviço web externo para que possa ser processado e analisado.

OMA DOWNLOAD – Um standard aberto e com um protocolo de application-level que assegura downloads de conteúdo fiáveis.  Pode ser integrado com outros serviços, como o da facturação, permitindo que conteúdos premium possam ser disponibilizados aos utilizadores de telemóvel.

ON DEVICE PORTAL – A infra-estrutura do portal é downloaded para o telemóvel, usando uma tecnologia, Java ou Flash.  Alguns dados são guardados em cache no telemóvel, por isso o utilizador não necessita de estar ligado para navegar num conjunto de conteúdos básicos.  O utilizador só se liga para obter informações actualizadas e o autor/fornecedor da plataforma pode actualizar a cache local do telemóvel over-the-air quando o utilizador está ligado.

ON PORTAL (On Deck)- Ponto de venda/acesso à rede móvel, mas dentro da plataforma” ou portal do Operador móvel onde clientes podem aceder/comprar informações e produtos móveis/conteúdos/utilitários.

ON-DEMAND – É a possibilidade de pedir o envio de áudio, vídeo ou informação para o écrãn imediatamente, clicando em qualquer coisa no ecrã referente a essa escolha.

ONLINE PREFERENCE MARKETING (OPM) – Processo pelo qual a informação é recolhida geralmente  ao longo do tempo, e através de páginas web e sites WAP, para determinar ou prever as características do Assinante, o comportamento e/ou preferências para uso na entrega de anúncios no telemóvel. O processo OPM pode usar Non-PII ou uma combinação de PII e não-PII. OPM não se refere à utilização de dados para efeitos de Mobile Marketers para envio de anúncios ou de relatórios.

ON-SITE MEASUREMENT – É quando um servidor tem um programa de software apropriados para medir e analisar o tráfego recebido no seu próprio site.

OPERATING COMPANY (OpsCo) – Ver Carrier

OPERATOR ASSISTED CHAT PROGRAM – É um programa de chat one-to-one com uma pessoa específica, isto não é um programa de chat peer-to-peer.

OPERATOR LOGO – Um logótipo (geralmente o logótipo do Operador de telemóvel) que aparece no ecrã de status do telemóvel.  Este logo é frequentemente modificado (ou seja, pode ser personalizado) pelo assinante do telemóvel.

OPTIMIZATION – Processo de modificação/refinar uma campanha publicitária a fim de que esta tenha um desempenho mais favorável para o anunciante, alcançando um maior número de   click-throughs e taxas de concretização(conversion rates), etc. Normalmente, é alcançado através de dados mais qualificados sobre o mercado-alvo.

OPT-IN – É o processo pelo qual um assinante cede o seu consentimento explícito, após receber a notificação do anunciante Móvel. Ocorre quando um indivíduo dá autorização a uma empresa para uma acção em especial ou para utilizar os seus dados previamente recolhidos, por uma razão particular, como seja a comercialização de produtos e/ou serviços da empresa. O Opt-in é uma forma de recolher dados pessoais dos utilizadores de telemóvel e de Internet.  No actual contexto de marketing é necessário que ocorra previamente um opt-in, pelo utilizador de qualquer acção de mobile marketing. Ver permission marketing.

OPT-IN E-MAIL – É a listas de utilizadores de Internet que voluntariamente se inscreveram para receber e-mails comerciais sobre temas de interesse.

OPT-OUT – É o processo pelo qual um assinante pode exercer o seu direito de saída/opt-out. O processo através do qual um assinante revoga a autorização cedida após receber a notificação do mobile marketer. Exemplo de um processo de opt-out, podendo existir outros casos, quando o Assinante recebe como resposta uma mensagem SMS com a frase “stop”, após solicitar opt-out.

OTS (Opportunity to See) (same as page display) – quando uma página é exibida com sucesso no ecrã do computador ou do telemóvel do utilizador.

Over-The-Air (OTA) – É um dos métodos método de envio de actualizações ou de novos programas para telemóveis ou aparelhos de provisioning com as configurações necessárias para garantir o acesso a serviços, tais como WAP ou MMS.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s