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[P] Glossário de Marketing Interactivo

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P3P (PLATFORM FOR PRIVACY PREFERENCES PROJECT)- É um recurso do browser que irá analisar as políticas de privacidade que permitem ao utilizador controlar as suas necessidades de privacidade.

PACKET SNIFFER – É um programa utilizado para controlar e registar a actividade e detectar problemas com as transacções Web na rede.

PAGE – É um documento de um URL específico e composto por um conjunto de ficheiros associados.  A página pode conter texto, imagens e outros elementos online.  Pode ser estático ou gerado dinamicamente.  Pode ser composta de vários frames ou ecrãs, mas deve conter um objecto primário designado que, quando executado é contabilizado como toda a página.

PAGE DISPLAY – Quando uma página é exibida com sucesso no ecrã do computador do utilizador.

PAGE IMPRESSION – Uma unidade de medida da respostas de um servidor Web a um pedido de página do browser do utilizador, que é filtrado da actividade realizada pelos robots e códigos de erro, sendo gravado logo que possível após a visita do utilizador.

PAGE REQUEST – É a oportunidade de um documento HTML aparecer na janela do browser como um resultado directo da interacção do utilizador com o site.

PAGE VIEW – É uma unidade de medida que monitoriza o número de vezes que os utilizadores carregam uma página web ou WAP em particular. Ocorre quando a página é realmente vista pelo utilizador.  Nota: não é mensurável hoje em dia, é preferível avaliar os page displays.

PAID INCLUSION – Pagar um fee para um ser indexado por um motor de pesquisa.

PAID PLACEMENT – Pagar um fee para ter o seu anúncio bem visível num motor de pesquisa – geralmente como uma lista “patrocinada”/“sponsored listing”.

PARTIAL MMS AD – Quando é assumido que um anúncio de publicidade é inserido numa mensagem MMS existente que está sendo vista pelo consumidor.  Por exemplo, a mensagem MMS pode ser um alerta de notícia com notícias relevantes.  Este MMS é solicitado ou opted-into pelo subscritor.

PARTICIPATION TELEVISION (PTV ) (INTERACTIVE TELEVISION ) – Participation TV consiste na interacção com o telemóvel e outras medias (telemóveis, telefones fixos, Web) para permitir que os telespectadores de TV possam interagir com o conteúdo, a fim de gerar impacto, expressar uma opinião , ou outros tipos de interacções com o espectador.

PASSWORD (Palavra Passe) – É um grupo de letras e/ou números que permitem o acesso do utilizador a um site seguro ou telemóvel.

PAUSE (PAUSA) – É o status de um assinante de telemóvel num programa de chat durante os quais as tarifas premium não podem ser aplicadas na conta do assinante, nem qualquer fila de mensagens pode ser permitida.

PAYOUT – É a receita líquida prevista para o comerciante, após o operador de telemóveis e do parceiro agregador.

PAY-PER DOWNLOAD (POLYPHONIC RINGTONE POLY 4, 16 & 24. (REFERRING TO THE NUMBER OF INSTRUMENTS USED TO CREATE THE POLY RINGTONE); POLYTONE ) – O assinante de telemóvel selecciona o conteúdo ou serviço que ele/ela quer, e é-lhe cobrado somente o produto solicitado. O conteúdo é apresentado frequentemente com os códigos de pedido separados por cada download, ou por cada browse-and-buy WAP site.  

PAY-PER-CLICK – É um modelo de comissionamento de publicidade em que os anunciantes pagam às agências e/ou empresas de media com base no número de utilizadores que clicaram num anúncio on-line ou mensagem de e-mail. Veja CPC

PAY-PER-IMPRESSION – É um modelo de comissionamento de publicidade em que os anunciantes pagam com base no número de utilizadores que viram o resultado pretendido dos seus anúncios. Veja CPM.

PAY-PER-LEAD – É um modelo de comissionamento de publicidade em que os anunciantes pagam por cada lead de vendas gerada.  Por exemplo, o anunciante pode pagar por cada visitante que clicou num anúncio ou site e que tenham preenchido o formulário com sucesso. Veja CPL.

PAY-PER-SALE – É um modelo de comissionamento de publicidade em que os anunciantes pagam às agências e/ou empresas de media com base no número de transacções de vendas que foram geradas como resultado directo do anúncio. Veja CPS.

PDF (PORTABLE DOCUMENT FORMAT) – É formato digital desenvolvido pela Adobe utilizado principalmente para a distribuição de ficheiros de texto digital. Arquivos com extensão PDF. Podem ser vistos e impressos de forma consistente por qualquer pessoa, independentemente da plataforma.

PEER TO PEER CHAT – É um programa de chat de um-para-um que permite interacções entre os dois indivíduos.

PEER-TO-PEER (P2P) – É a transmissão de um ficheiro de um indivíduo para outro, geralmente através de um intermediário.  Indivíduos que partilham arquivos via P2P habitualmente não se conhecem, utilizam aplicações para gerir a partilha dos ficheiros como uTorrent ou bit torrent, através de transmissões com terceiros que têm parte ou a totalidade do ficheiro pretendido.

PENETRAÇÃO – É a percentagem da população total que possui um telemóvel, Internet ou PC.

PERFORMANCE PRICING MODEL – É um modelo de publicidade em que os anunciantes pagam com base em critérios de performance pré-acordados, como uma percentagem sobre a receita on-line ou a entrega de novas leads de vendas. Veja CPA, CPC, CPL, CPO, CPS, CPT.

PERMISSION LEVEL – É o nível de permissão que o assinante de telemóvel concedeu ao seu Operador ou a um serviço específico ou a um site de conteúdo móvel para receber mensagens publicitárias a partir destes.

PERMISSION MARKETING – Ocorre quando um indivíduo cedeu permissão a uma empresa para comercializar os seus produtos e serviços a si.  Veja opt-in.

PERSISTENT COOKIE – São os Cookies que permanecem no disco rígido do cliente até expirarem (sendo determinado pelo site que os gerou) ou que sejam apagados pelo utilizador final.

PERSONALIZATION CONTENT (Personalização de conteúdo) – Qualquer conteúdo que sirva para “personalizar” o telemóvel ou serviço para o proprietário, muitas vezes baseada no estilo pessoal do proprietário e preferências pessoais de entretenimento.  Inclui todos os elementos gráficos (wallpapers, screensavers, temas de telefone, etc) e audio (toques/ringtones, ringbacks, avisos, cumprimentos) e produtos de vídeo (video tones, etc.)

PERSONALLY IDENTIFIABLE INFORMATION (PII ) – Informações que podem ser utilizadas para identificar ou contactar uma pessoa, incluindo o nome, endereço, número de telefone ou endereço de email. PII também inclui quaisquer outros dados, tais como, identificadores anónimos, dados demográficos e comportamentais. Os Dados que são PII de uma Parte não podem ser utilizados como PII por outros.

PICTURE MESSAGE – É uma mensagem SMS que foi concebida com texto “qwerty” para formar uma imagem, e é enviada via SMS.

PIN (Personal Identification Number)- É um grupo de números que permitem a um utilizador o acesso exclusivo a um site seguro e/ou uma zona de segurança de um site. É um método em que um utilizador compra um PIN através de um site ou um número de telefone de valor acrescentado e, em seguida, resgata o seu valor contra a compra de conteúdo.

PIXEL – “picture element” (único ponto iluminado) num monitor de computador.  É uma métrica utilizada para indicar o tamanho dos anúncios na Internet.

PLACEMENT – É a área em que o anúncio é exibido/colocado dentro de conteúdo móvel de um editor.

PLATFORM (Plataforma) – É o tipo de computador ou sistema operativo em que uma aplicação é executada, por exemplo, Windows, Macintosh ou Unix.

PLUG-IN – É a aplicação de um programa que pode ser facilmente instalado e usado como parte de um web browser.  Uma vez instalado, o plug-in será reconhecido pelo browser e a sua função será integrada no ficheiro HTML principal que está sendo apresentado.

POLYPHONIC RINGTONE (POLY 4, 16 & 24. (REFERRING TO THE NUMBER OF INSTRUMENTS USED TO CREATE THE POLY RINGTONE); (POLYTONE) – Áudio criado com tecnologia MIDI para ser utilizado em telemóveis. Pode ser produzido a partir de composições originais ou de músicas ou existentes.

POP-UNDER AD – Que surge numa janela separada, sobre uma janela já aberta. Anúncios pop-under são escondidos até a janela superior estar fechada, movida, redimensionada ou minimizada.

POP-UP AD – Que surge numa janela separada em cima do conteúdo já no ecrã. Similar a uma daughter window, mas sem banner associado.

POP-UP TRANSITIONAL – É uma janela separada que inicia um anúncio durante a transição entre páginas de conteúdo.  Continua enquanto o conteúdo é, simultaneamente, está sendo processado.  Dependendo principalmente na velocidade da ligação, o anúncio poderá terminar antes ou depois da conclusão do processamento do conteúdo.

PORTAL – Ver Deck

PORTAL – É um site que muitas vezes serve como ponto de partida para uma sessão do utilizador web. Este normalmente fornece serviços tais como pesquisa, directório de sites, notícias, previsão do tempo, e-mail, espaço para homepage, cotações, notícias de desporto, entretenimento, lista telefónica, mapas da área, e chat ou área de mensagens.

POST ROLL – É a forma de colocação de anúncios em vídeo de  publicidade online é executada após o vídeo. É o streaming de um clip de publicidade móvel, após TV móvel/clipe de vídeo. A publicidade móvel é geralmente de 10-15 segundos. Veja Preroll e Midroll.

POSTING  – É a entrada cronológica e de uma mensagem, num blog, fórum on-line ou outros.

POST-SLIDE FULL SCREEN IMAGE – É uma imagem publicitária em ecrã cheio, que é introduzido depois de uma mensagem MMS.  Esta imagem será mostrada após o assinante abrir a mensagem MMS.

POTENTIAL AUDIENCE – É a) o número total de utilizadores únicos/dispositivos que são atingidos por qualquer conteúdo do site (pull advertising), ou b) o número de dispositivos endereçáveis para que o prestador de serviço ou comerciante tem a permissão e capacidade de empurrar publicidade  (push advertising).

POUPA ENERGIA – Loja online de produtos e soluções solares para poupar energia, sediada em Portugal, com representação de produtos oficialmente reconhecidos pela Apple, para os seus produtos. [http://www.poupaenergia.pt/]

PRE-CACHING – Guardar publicidade ou conteúdo na memória RAM de um computador ou na memória do disco rígido antes que ele seja exibido no ecrã do utilizador, invés de no momento em que ela é executada, para reduzir os atrasos no processamento.  Veja cache, caching.

PREDICTIVE TEXT – Software inteligente que facilita a digitação de palavras/mensagens de texto sobre um telemóvel.  Utiliza um dicionário incorporado. Á medida que certas teclas são digitadas, o software tenta prever as palavras que o assinante de telemóvel tem intenção de compor.

PREMIUM BILLING – A capacidade de facturar por cima das tarifas padrão de SMS.

PREMIUM CONTENT – Conteúdo que o fornecedor cobra uma taxa separadamente para além de quaisquer encargos fixos cobrados pelo operador para aceder a esse conteúdo.

PREMIUM RATE – Programas ou mensagens que resultam em taxas acima e para além das mensagens de texto encargos normalmente aplicados na factura do assinante.

PREMIUM RATE PROGRAM – Um programa que requer o duplo opt-in, onde o assinante é cobrado acima da tarifa standard de SMS do plano móvel.

PREMIUM SHORT MESSAGE SERVICE (PSMS); (REVERSE SMS BILLING OR MT BILLING) – É um mecanismo de cobrança através do qual o assinante de telemóvel é cobrado sobre as mensagens de texto acima das taxas padrão para o conteúdo móvel e/ou assinatura.

PRE-PAID (PRÉ-PAGO) – Termo usado para designar ausência de contrato, e sem custo de aluguer de serviços em que um assinante móvel adquire crédito, com antecedência para a utilização dos serviços de um operador móvel.

PREROLL – É uma forma de colocação de anúncios em vídeo online onde o anúncio de vídeo surge antes do vídeo.  Os anúncios para telemóvel são normalmente de 10-15 segundos de duração. Veja Postroll e Midroll

PRE-SLIDE FULL IMAGE SCREEN – É a imagem publicitária na totalidade do ecrã, inserido antes de uma mensagem MMS. Esta imagem será mostrada com abertura da mensagem MMS.

PRIVACIDADE – A qualidade de ser isolada da presença ou visão dos outros.

PRIVACY POLICY – É uma declaração sobre as informações que estão sendo recolhidas como estão sendo usadas, e o modo como uma pessoa pode aceder aos seus próprios dados, a forma como o indivíduo pode fazer opt-out, e que medidas de segurança estão sendo tomadas pelas partes que realizam a recolha de dados.

PRIVACY SEAL PROGRAM – É um programa que certifica o proprietário do site de que está em conformidade com a política proposta pelo site. Os exemplos incluem TRUSTe e BBBOnline.

PRIVATE CONTENT – Utilizador Final de dados (incluindo mas não limitado a textos, fotos, vídeos e arquivos multimédia), localizada em um espaço privado.

PRIVATE SPACE – As partes da Mobile Community Service que só são visíveis e acessíveis ao utilizador final, ou para outros indivíduos que o utilizador final tenha expressamente dado acesso. Exemplos de um espaço privado incluem a  (i) Private content locker; (ii) Private blog entry; (iii) Instant messaging session; ou (iv) Email inbox;

PROCESS AUDIT – Validação por terceiros do controle interno dos processos associados à medição.  Veja auditoria.

PROFILING – Éa prática de controle de informações sobre os interesses dos consumidores através do controle dos seus movimentos online. Isso pode ser feito sem a utilização de qualquer informação pessoal, mas simplesmente através da análise do conteúdo, URL’s, e outras informações sobre o caminho de navegação de um utilizador/Click-stream.

PROGRAM “TELEVISION” – Um programa de televisão, inclusive de todos os conteúdos difundidos em relação ao mesmo, incluindo, sem limitação, bumpers, spots promocionais, comerciais, anúncios de utilidade pública, chyrons, créditos, divulgações, isenções, etc, durante o corpo do programa ou nos pontos comerciais e promocionais que precedem e seguem o programa.

PROGRAM APPROVAL – É um programa específico apresentado para aprovação de um agregador e Operador para o uso e fornecimento de um short code.

PROGRESSIVE DOWNLOAD VIDEO – Quando um arquivo de vídeo é downloaded para o telemóvel e começa o vídeo quando uma determinada percentagem do arquivo de vídeo foi recebido. Esta tecnologia combina as vantagens de streaming de vídeo (rápido para reproduzir o vídeo) e baixar a qualidade de vídeo (de alta qualidade).  Embora a maioria das tecnologias de download progressivo de vídeo ainda sejam proprietárias, os organismos de normalização estão a fazer esforços para incluir downloads progressivos como um novo padrão.  

PROMOTIONAL CONTENT – Conteúdo oferecido sem qualquer custo para o utilizador, como um sampler, permitindo aos clientes “experimentar antes de comprar”, aumentando a confiança de compra.

PROTOCOLO – É um conjunto uniforme de regras que permitem que dois dispositivos se possam ligar e transmitir dados entre si. Protocolos determinam como os dados são transmitidos entre os dispositivos e as redes.  Eles definem questões como controle de erro e os métodos de compressão de dados. O protocolo determina o seguinte: tipo de verificação de erro a ser utilizado, método de compressão de dados (se houver), como o dispositivo de envio indicará que ele terminou uma mensagem e como o dispositivo de recepção indicará que recebeu a mensagem.  Protocolos de Internet, inclui TCP / IP (Transfer Control Protocol / Internet Protocol), HTTP (Hypertext Transfer Protocol), FTP (File Transfer Protocol) e SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

PROXY SERVERS (Servidors Proxy) – São intermediários entre os utilizadores finais e os sites como os dos ISPs, os serviços comerciais on-line e redes corporativas.  Os servidores proxy mantém o conteúdo mais frequentemente utilizado e, recentemente, para os utilizadores, a fim de proporcionar um acesso mais rápido e aumentar a segurança do servidor. 

PSMS TARIFF – A unidade de dólar para o premium billing.

PUBLIC CONTENT (CONTEÚDO PÚBLICO) – Os dados do utilizador final (incluindo mas não limitado a textos, fotos, vídeos e arquivos multimédia), localizada num espaço público.

PUBLIC SPACE – As peças da Comunidade de Serviço Móvel que são visíveis e acessíveis a utilizadores em geral, sem qualquer subvenção explícita de acesso por qualquer utilizador final. Exemplos de um espaço público incluem, mas não estão limitados a (i) salas de chat público, (ii) os perfis de utilizador Pública, (iii) as conversas em grupo público, ou (iv) armários conteúdo Pública.

PUBLISHER (EDITOR) – A empresa que fornece sites WAP e/ou facilita a entrega de publicidade através de um ou mais sites WAP. Inclusive o editor de conteúdo móvel, como de jogos e produtos de personalização. O Publisher pode ser um indivíduo ou organização que prepara, problemas e divulga conteúdo para distribuição pública ou venda por um ou mais meios de comunicação.  

PUBLISHER’S AGGREGATOR (CONTENT AGGREGATOR ) – Ver agregador de conteúdos

PULL MESSAGING (WIRELESS PULL ADVERTISING CONTENT PULL MESSAGING ) – Descreve o processo pelo qual uma pessoa inicia um pedido a partir do seu número de telemóvel. Todo o conteúdo enviado para o assinante sem fios a seu pedido, pouco depois, numa base temporal. Por exemplo, quando um cliente solicita o tempo local a partir de um browser WAP, o conteúdo da resposta, incluindo toda a publicidade relacionada, é Pull Messaging.

PUSH Mensagens – Descreve o envio de informações (SMS / MMS), directamente no telemóvel do consumidor, e sob a condição de que a sua aceitação foi dada. Push Messaging inclui áudio, serviço de mensagens curtas (SMS), e-mail, mensagens multimédia, de difusão móvel, mensagens de imagens, pesquisas ou qualquer outra publicidade pushed/empurrada.

PVR (Personal Video Recorder) – veja o DVR

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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