[R] Glossário de Marketing Interactivo


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(RSS )( REALLY SIMPLE SYNDICATION); (RSS Readers) – RSS é um processo para publicar conteúdo na Internet que facilita a sua deslocação para outro ambiente.  Por exemplo: as principais notícias de um site de um jornal podem ser publicadas com RSS feed  e as entregar através de um portal. Os leitores de RSS são programas ou sites que permitir que os utilizadores se inscrever em um ou mais feeds RSS, entrega de conteúdo e informações de fontes múltiplas em uma única interface e do ambiente.  É também um modelo para a descoberta de conteúdos e de aquisição que é fornecido pelos Operadores on-deck. Este modelo tem aumentado exponencialmente off-deck e replica a experiência web nos PC’s, mas desta feira para telemóveis.  

RANDOM CSC (RANDOM SHORT CODE) – São os CSC (Common Short Code) que são atribuído pela CSCA (Common Short Code Administration) de forma aleatória do conjunto de CSCs disponíveis.  

RATE CARD – É a lista de preços de publicidade, produtos e de pacotes oferecidos por uma companhia de media.  

REACH – 1) utilizadores únicos que visitaram o site ao longo de um período de referência, expresso em percentagem relativamente ao universo da categoria demográfica, também unduplicated audience; 2) é o número total de utilizadores únicos que contactaram com um determinado anúncio . 

REAL TIME – Eventos que acontecem em directo (.live.) num momento particular. Quando conversa num chat, ou envia uma mensagem instantânea, é um exemplo de uma interacção em tempo real.  

REAL TIME STREAMING PROTOCOL (RTSP) – É um protocolo para utilizar em sistemas de transmissão de media que permitem a um cliente controlar remotamente um servidor de streaming media, emitindo comandos VCR-like como o “play” e “pausa”, e permitindo o acesso time-based aos ficheiros num servidor.  

REAL TONES – Ver Mastertone 

REDEMPTION (CONVERSION) – É o número ou a percentagem de consumidores que realmente tiraram partido de uma oferta especial. 

REDIRECT – Enviar automaticamente um utilizador para um outro URL a partir de um outro onde clicaram.

RE DIRECT – Termo utilizado para fazer referência à publicidade online, num servidor atribui uma função de ad-serving ou ad-targeting para outro servidor, frequentemente gerido externamente.  Por exemplo um servidor publisher de gestão de anúncios pode redireccionar para terceiros contratados por um anunciante para distribuir os seus anúncios para um determinado público-alvo e redireccionar outro para “reich media” no caso de necessitar de streaming de vídeo para anúncio.  Em alguns casos, o processo de re-directs gera alguma latência.  Ver ad serving, latency/latência.  

REFERRAL FEES – São as taxas pagas pelos anunciantes pela entrega de uma lead de venda ou por um formulário de compra.  

REFERRAL LINK – É a página relativa ou o link relativo ao click do utilizador para chegar à página actual.  Por outras palavras, é como um hyperlink liga um URL a outro, ao clicar no link desloca-se de um URL de referência para um URL de destino. Também conhecido como a origem de uma visita (source of a visit). 

REFERRER – É a página Web que enviou o visitante para o seu site. 

REGISTRATION (Registo) – É o processo pelo qual os visitantes de um site fazem a inserção de informações sobre si mesmos.  Os sites utilizam os dados de registo para activar ou melhorar a segmentação dos conteúdos e dos anúncios.  A inscrição pode ser exigida ou voluntária.  

RELEVANCE (Relevância) – A probabilidade que um determinado página Web ser interessante ou útil ao utilizador na pesquisa realizada no motor de pesquisa de uma palavra- chave.  

REPEAT VISITOR – É o visitante único que tenha acedido a um site mais do que uma vez num período de tempo específico.  

REPLY ACTIONS – Assinante de telemóvel que responder ao fazer reply a uma mensagem de MMS.

RESPONSE CAPABILITY – A possibilidade de o utilizador responder com base num conjunto de funcionalidades do dispositivo do utilizador.  (Exemplos: SMS 2 way, WAP). 

RETURN VISITS – É o número médio de vezes que um utilizador retorna ao site num período tempo específico.  

REVENUE MANAGEMENT- Veja Yield Management. 

REVENUE SHARE – Cada um das partes envolvidas na iniciativa de mobile marketing divide as receitas provenientes da acção de mobile marketing.  A percentagem da partilha de receitas deverá considerar também o titular dos direitos caso seja aplicável. Por exemplo, tem direito a uma percentagem nas receitas obtidas com a venda e distribuição de conteúdo, programação, serviços e outros direitos de propriedade gerados por outros.  

RICH MEDIA – São os anúncios com os quais os utilizadores podem interagir (em oposição a apenas animação) em formato de página web. Estas publicidades podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto com diversas tecnologias, incluindo mas não limitadas a som, vídeo ou Flash e a linguagens de programação tipo Java, JavaScript e DHTML. Estas orientações abrangem as aplicações standard da Web, incluindo e-mail, páginas estáticas (eg HTML) e páginas dinâmicas (ASP por exemplo) podendo surgir os anúncios em diversos formatos como banners e botões assim como animações over-the-page, como anúncios flutuante, página take-overs e tear-backs. 

RINGBACKS; (CALLER RINGBACK TONES ); (DRINGSPOT); (CBT) – É o áudio ou o “ring” que o chamador ouve quando faz uma chamada para um determinado número de telemóvel.  Pode ser um Anúncio DringSpot, Mastertone, Polytone ou Voicetone ou definido pelo proprietário do telemóvel quando personalizou o seu telefone móvel.

RINGTONES (CALLERTONES, RINGERS, RINGER TONES) – É o áudio ou o “ring” proprietário de um aparelho ouve quando uma chamada é recebido. Mastertone pode ser um, Polytone ou Voicetone e seja de um dispositivo padrão ou definida pelo proprietário do telefone quando personalizar seu dispositivo móvel. A duração do toque é determinado pelo Operador. 

ROAMING – É o serviço do assinantes de telemóveis que lhe permite usar o seu telemóvel nas redes de outros operadores móveis.  

ROI (Return on Investment); (Retorno sobre o Investimento) – É o lucro líquido dividido pelo de investimento.  

RON (Run-of-Network) – É a programação da publicidade na Internet em que um anúncio pode aparecer em todos os sites que detém a representação em exclusivo, de acordo com o seu critério de disponibilidade. Geralmente o anunciante renuncia posicionamentos premium em detrimento de mais publicidade com menor CPM.  Ver CPM

ROS (run-de-site) – É a programação da publicidade na Internet em que os anúncios podem ser executados em todo o site, com frequência a baixo custo para o anunciante, em vez de optar pela compra de espaços específicos em subsecções.  

ROYALTIES (LICENSE, RIGHTS) – A taxa paga por uma agregador de conteúdo/service provider /operador móvel para o proprietário do conteúdo, por exemplo: o editor de música, o distribuidor de filmes, pelos direitos de usar ou adaptar os conteúdos para consumo nos telemóveis ou PC’s.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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