[S] Glossário de Marketing Interactivo


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[S] Glossário de Marketing Interactivo

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SAMPLE – È um subconjunto do universo cujas propriedades são estudadas para obter informações sobre esse universo.

SAMPLING Frame (Base de amostragem) – a fonte de onde a amostra é extraída.

SCREEN CHARACTERISTIC – É o tamanho do pixel e a cor do Ecrã no equipamento que pode exibir publicidade. Isto inclui limite de texto para envio de mensagens SMS.

SCREEN REAL ESTATE – Relacionados com a qualidade e o tamanho do Ecrã do aparelho, ou seja, a área da qual os anunciantes podem utilizar para colocação de banners.

Screen Saver – O Screen Saver ou protector do Ecrã é uma imagem animada que é activada no Ecrã quando não existe actividade do utilizador durante um determinado período de tempo.  O objectivo original de um protector de Ecrã visa evitar burn-in (queimar uma imagem do fósforo no interior do tubo de raios catódicos depois de horas da mesma imagem estar presente visualmente).  Ele também é utilizado para preservar a duração da bateria do aparelho.

SCREEN SIZE (Tamanho do Ecrã) – Quantidade de espaço de exposição oferecido por um telefone particular.  O tamanho geralmente é medido em pixéis, polegadas ou milímetros.

SCRIPTS – São ficheiros que iniciam rotinas, como por exemplo gerar páginas Web dinamicamente em resposta a entrada do utilizador.

SDSL (Symmetrical Digital Subscriber Line) – ver DSL

SEARCH – Algumas empresas pagam às empresas de Internet para listar e/ou linkar ao site da sua empresa ou ao seu domínio uma palavra ou frase específica de pesquisa. Procura um link é clicá-lo.  Consiste em pagar a inclusão e a garantia de que o URL de um anunciante é indexado por um mecanismo de pesquisa com base numa palavra-chave. O aparecimento do anúncio é determinado por algoritmos do motor de pesquisa.  Algumas possibilidades incluem, links pagos e anúncios de texto que aparecem no topo ou junto à lateral dos resultados de pesquisa das palavras-chave específicas.  Quanto mais um anunciante pagar, mais alto irá aparecer na lista de opções. Os anunciantes pagam apenas quando um utilizador clica no link texto.  Os links de texto de contextual search-text  aparecem num artigo com base no contexto do conteúdo, em vez de uma palavra-chave enviada pelo utilizador. 

SEARCH ENGINE – È uma aplicação que ajuda os utilizadores a encontrar informações na Internet. O método para encontrar esta informação normalmente é realizado através da manutenção de um índice de recursos da Web que podem ser consultados para uma palavra-chave ou conceitos introduzidos pelo utilizador.

SEARCH ENGINE MARKETING (SEM) – É uma forma de marketing que visa promover websites pelo aumento da sua visibilidade nos resultados de pesquisa (SERPs).

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) – É o processo de melhorar o volume e a qualidade do tráfego para um site (Mobile), através dos motores de pesquisa natural (resultados “orgânicos” ou “algorítmicos”) de pesquisa por palavras-chave específicas.

SEARCH ENGINE RESULTS PAGE (SERP) – É uma página de resultados de pesquisa entregue por um motor de pesquisa.

Segunda geração (2G) – Veja 2G

SECONDARY KEYWORD (SUB PREFIX/ SUFFIX) – É similar à palavra-chave, mas o seu uso é para a recolha de métricas, reposicionar palavras-chave existentes ou como um localizador geográfico.

SELECTED CSC – O CSC (Common Short Code) que o requerente/registado solicita especificamente da CSCA.  Os CSCs seleccionados são atribuídos numa lógica FIFO o primeiro a chegar será o primeiro a ser servido a partir da pool de CSCs disponíveis.

SELL (THROUGH RATE) – É a percentagem de anúncios vendidos em vez dos comercializados ou trocados.

SERIES 60 (PHONES) (S60) – É uma interface de utilizador desenvolvida pela Nokia. Utiliza maioritariamente Symbian OS. 

SERIES 80 (formerly Crystal) – É uma plataforma de software móvel de nível empresarial e profissional para telemóveis feitos pela Nokia.

SERVER (Servidor) – É um computador que distribui os ficheiros que são partilhados numa LAN, WAN ou Internet. Também conhecido como “host”.

SERVER CENTRIC MEASUREMENT – Audiência medida a partir dos logs registados no servidor.

SERVER PULL – É o processo pelo qual o browser do utilizador mantém uma ligação automática ou personalizada ao perfil com um servidor Web. O browser normalmente estabelece um único pedido que é gravado e armazenado electronicamente para consulta futura.  Exemplos são: pedidos para a entrega automática de newsletters via e-mail, o pedido de conteúdos Web com base em critérios de pesquisa específico, determinados pelo utilizador, ou a criação de uma página Web personalizada que segmenta as informações fornecidas ao utilizador com base em pré-requisitos seleccionados por si mesmo.

SERVER PUSH – É o processo pelo qual um servidor mantém uma ligação aberta a um browser após o pedido inicial para uma página.  Através dessa ligação aberta ao servidor continua a fornecer as páginas e conteúdos actualizado mesmo que o visitante não faça novos pedidos directos para tais informações.

SERVER-INITIATED AD IMPRESSION – É um dos dois métodos utilizados para a contagem de visitantes.  O conteúdo do anúncio é entregue ao utilizador através de dois métodos – iniciado pelo servidor (Server-initiated) e Iniciada pelo Cliente (client-initiated). Server-initiated a contagem do anúncio utiliza o servidor do editor de conteúdo para fazer pedidos, formatação e orientação do conteúdo. As organizações usam a contagem dos anúncios do server-initiated, a contagem deve ocorrer após a resposta ao anúncio de um servidor de anúncios da editora ou do servidor de conteúdo Web, ou processados mais tarde.  Veja client-initiated ad impression.

SERVICE DISCOVERY (Descoberta de Serviços) – É o método pelo qual o consumidor encontra conteúdo com interesse. Service Discovery pode ser realizado pelo telemóvel (on-line) ou sem estar ligado (off-line).  On-line inclui menus de navegação, a entrada directa num URL, recomendação de pessoa para pessoa, banners de anúncios ou pesquisas. Off-line inclui métodos de acesso, como o envio de um texto-chave para um código de SMS (short code). Offline discovery é considerada como válida para muitos utilizadores através de múltiplas redes móveis.

SERVICE PROVIDER (PRESTADOR DE SERVIÇOS) – Uma entidade externa que executa ou ajuda no desempenho de uma função ou actividade que implique a utilização ou divulgação de informações pessoais identificáveis ou informações não pessoalmente identificáveis em nome de um anunciante móvel.

SESSION – 1) uma sequência de actividades na Internet feitas por um utilizador num site. Se um utilizador não faz nenhum pedido no site durante um período de 30 minutos, o conteúdo seguinte ou o pedido de anúncio constituiria então o início de uma nova visita, 2) uma série de operações executadas por um utilizador que podem ser seguidas através de vários Web sites.

SESSION COOKIES – Estes são temporários e são apagadas quando o browser sai de uma sessão de navegação na web. Veja cookie.

SET-TOP BOX – É um dispositivo eletrónico que liga a uma TV fornecendo conectividade à Internet, sistemas de jogo, ou sistemas de cabo tv.

SGML (Standard Generalized Markup Language)- a língua-mãe para HTML.

SHARED SHORT CODE – É um short code que é utilizado para executar vários serviços móveis e/ou campanhas simultaneamente. Um short code que é utilizado para várias campanhas de marketing através da alocação de palavras-chave para diferentes entidades.

SHOCKWAVE – É um plug-in desenvolvido pela Macromedia (agora parte da Adobe), que permite que objectos multimédia apareçam na Web (animação áudio e vídeo).

SHOPPING BOT – É um agente inteligente, que procura o melhor preço.

SHORT CODE – Um Short Code é um pequeno número de telefone especial, significativamente menor que os números de telefone completos, que também podem ser utilizadas para tratar mensagens SMS e MMS a partir de telefones móveis ou fixos. Embora semelhante a números de telefone, eles são, a nível tecnológico, únicos para cada operador, embora os fornecedores geralmente tenham acordos para evitar sobreposições.  Os short code (códigos curtos) são amplamente utilizados para serviços de valor acrescentado, tais como o voto interactivo, encomendar ringtones e outros serviços móveis.

SHORT CODE PROGRAM – A campanha de marketing que utiliza um Short code como o principal meio de opt-in.

SHORT MESSAGE PEER-TO-PEER PROTOCOL (SMPP) – É o protocolo da indústria de telecomunicações para a troca de mensagens SMS entre entidades semelhantes como centros de serviço de mensagens curtas (SMSC). É utilizado principalmente para a ligação de serviços de terceiros com SMSCs para permitir vários tipos de serviços automatizados de SMS.

SIM (SUBSCRIBER IDENTITY MODULE); (SIM CARD) – Um cartão inteligente inserido num aparelho GSM que contém informações sobre o assinante de telemóvel, tais como o número de telefone, detalhes codificado da rede de identificação, o PIN e outros dados dos assinantes de telemóvel, tais como a lista telefónica .  O cartão SIM do assinante de móvel pode ser transferido de telemóvel para telemóvel, uma vez que contém todas as informações essenciais necessárias para activar o aparelho.

SIM TOOLKIT  (STK) – É um “kit” que permite que os operadores de telemóvel podem adicionar funções adicionais para o menu do telemóvel, a fim de fornecer novos serviços. Também é especificado nos GSM standard.

SINGLE OPT-IN – Quando um assinante de telemóvel opta por um programa através de uma mensagem iniciada pelo assinante a um prestador de serviços, conforme solicitado pelos termos do programa. 

SINGLE PLAYER GAMES – Um jogo para telemóveis que é jogado por um único jogador. Por exemplo, Tetris, Bubbles, Sudoku, etc.

SITE-OPTIMIZATION – Modificar um site para torná-lo mais fácil ser indexado automaticamente pelos motores de pesquisa tendo como contra-partida um melhor posicionamento nos resultados.

SITE TAGGING – É o processo de inserção de tags publicidade numa Web móvel (WAP), site que permite que uma plataforma de campanhas de gestão móvel forneça anúncios ao site.

SITE-CENTRIC MEASUREMENT – É a medição de audiência derivados dos próprios logs do servidor de um site.

SKINS – Conjuntos personalizados e alternativos de gráficos, que permitem que os utilizadores da Internet ou de telemóvel para melhorar continuamente a aparência dos seus computadores, browsers, ou telemóveis sem alterar suas as suas configurações ou funcionalidades.  Skins são um tipo de ferramenta para o marketing.

SLOTTING FEE – É a taxa cobrada aos anunciantes das empresas de media para obter o posicionamento premium do seu site, a exclusividade de categoria ou qualquer outro tratamento especial. 

SMARTPHONE – É um dispositivo portátil que integra recursos de telefonia móvel com as características mais comuns de um computador portátil ou PDA. Os smartphones permitem aos utilizadores guardar informações, e-mails, instalar programas, conjuntamente com o uso de um telefone móvel tudo reunido num único dispositivo.

SMISHING (SMS PHISHING) – Um ataque à segurança no qual o assinante do telemóvelé levado a fazer download de um cavalo de Tróia, vírus ou outros malwares no seu aparelho. SMiShing é forma abreviada para a designação de “SMS phishing”.

SMS (Short Message Service) – É um standard para o envio e recepção de mensagens de texto curtas (160 caracteres) via telemóvel.  SMS é um serviço que está disponível na maioria dos telemóveis digitais que permitem o envio de mensagens curtas (160 caracteres) entre telemóveis e outros dispositivos portáteis.  SMS é comummente referido como mensagens de texto.

SMS CENTER (SMSC) – É a entidade da rede de Operadores de Telecomunicações que switches, guarda e define as rotas do tráfego de SMS.

SMS CHAT – É uma das característica inseridas nos equipamentos mais recentes que o assinante de telemóvel faça “chat” através do protocolo SMS.

SMS MARKETING – A forma de Mobile Marketing que utiliza SMS para entregar a sua promoção.

SMS TO TV (SMS2TV) -SMS-BASED INTERACTIVE TV, SMS TEXT MESSAGING, MOBILE INTERACTIVE TV, MOBILE-PHONE-BASED ITV,WAP-BASED VOTING APPLICATION, ITV SERVICES FOR WIRELESS DEVICES, SYNCHRONIZING MOBILE-PHONE BASED APPLICATIONS WITH TV PROGRAMMING, WIRELESS 2-SCREEN ITV, CALL TV, SMS2-TV, SMSTV TEXT MESSAGING,TEXT TV – Uma interacção entre o Transmissor de TV e os assinantes de telemóvel onde os textos dos assinantes móveis de uma mensagem/votação são exibidos no Ecrã de TV ou afecta o resultado do programa ao ser exibido.

SMS TONE – É um produto de áudio que alerta o assinante de telemóvel quando uma mensagem de texto é recebida.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – protocolo utilizado para transferências de e-mail.

SNIFFER – Software que detecta as capacidades do browser do utilizador (à procura de coisas como recursos Java, plug-ins, resolução de Ecrã, e largura de banda).

SOCIAL BOOKMARKING – Agrega, classifica, descreve e publica. Bookmarks – Links nas páginas Web ou outros conteúdos online

SOCIAL MARKETING – Estratégia de Marketing que contribui para o crescimento das redes sociais, encorajando os utilizadores a adoptar e a passar widgets ou outros conteúdos ou módulos criados por uma marca, ou para adicionar uma marca ao círculo social de amigos do utilizador.

SOCIAL NETWORK (Redes Sociais) – Um destino on-line que oferece aos utilizadores uma oportunidade de contacto com um ou mais grupos de amigos, facilitando a partilha de conteúdos, notícias e informações entre eles. Exemplos de redes sociais incluem Facebook, Twitter, Hi5, NetLog, Plaxo, LinkedIn, The Star Tracker, etc.

SPACE (ESPAÇO) – Local na página de um site em que um anúncio podem ser colocados.  Cada espaço num site é identificado exclusivamente.  Não pode haver espaços múltiplos numa única página.

SPAM – Termo que descreve emails comerciais não solicitados.

SPAM FILTER – Software incorporado nos gateways de email, bem como em aplicações de correio electrónico do cliente projectado para identificar e remover mensagens de e-mails comerciais não solicitadas recebidos antes de o utilizador final conseguir vê-los

SPENDING CAP LIMITS – É o limite máximo colocado num programa de subscrição particular, que o fornecedor do conteúdo pode facturar o assinante.  Muitas vezes impostos sobre os programas de chat dos operadores.

SPIDER – É um programa que pesquisa automaticamente páginas web. As aranhas são utilizadas para alimentar as páginas dos motores de pesquisa. É chamado de aranha porque ele crawls a web. Como a maioria das páginas da Web contêm links para outras páginas, uma aranha pode começar em qualquer lugar. Quando detecta um link para outra página, ele desliga-se e recupera-o. Os principais motores de pesquisa têm muitas aranhas trabalhando em paralelo. Também conhecidos como robots, robots, ou crawlers. Programas utilizados por um motor de busca para descobrir, download e indexar o conteúdo da Web Mobile. Veja robot.

SPLASH PAGE – É a página preliminar que antecede a página solicitada pelo utilizador de um site que geralmente promove uma característica particular ou site que fornece publicidade. A página de abertura está programada para ir para a página solicitada após um curto período de tempo ou de um clique. As páginas do splah não são consideradas impressões qualificadas de página sob as directrizes actuais da indústria, mas são consideradas impressões de anúncios qualificados.

SPONSOR (Patrocinador) – 1) um patrocinador é um anunciante que patrocina um anúncio e, ao fazê-lo, também ajudou a patrocinar ou apoiar o site em si, 2) de um anunciante que tem uma relação especial com o site e suporta uma característica específica do um site, como a coluna de um escritor ou uma colecção de artigos sobre um determinado assunto.

SPONSORSHIP (Patrocínio) – Patrocínio representa o conteúdo personalizado e/ou experiências criadas para um anunciante que pode ou não incluir ligação ao anúncio (por exemplo, exibe publicidade, marcas, publi-reportagem e vídeo pre-roll). Os patrocínios caem em várias categorias Spotlights são páginas personalizadas incorporando a marca de um anunciante e uma colecção do conteúdo geralmente em torno de um tema; –Advergaming pode passar por um anunciante comprar todas as unidades de anúncios em torno de um jogo ou um link . sponsored by/patrocinado por. para criar uma experiência de jogo personalizado da marca; Content & Section Sponsorship, é quando um anunciante patrocina exclusivamente uma secção específica do site ou e-mail (geralmente de conteúdo já existente) com imagem adaptada ao branding ao anunciante – Sorteios & Concursos (Sweepstakes & Contests) podem variar desde sorteios no site para um concurso completo baseado na marca com as observações e decisões do júri.

STANDARD RATE – São programas ou mensagens que são cobradas segundo o tarifário normal para mensagens de texto do assinante, ou que resultam em mensagens que estão sendo deduzidas do plano de mensagens de um assinante.

STANDARD RATE PROGRAM – É um programa que exige um opt-in único, onde o assinante de telemóvel será cobrado pela tabela de preços standard de SMS acordada com o assinante.

STATIC AD PLACEMENT/STATIC ROTATION – 1) anúncios que permanecem na página Web para um período de tempo especificado; 2) anúncios incorporados.

STICKINESS – É unidade de medida utilizada para medir a eficácia de um site na retenção de utilizadores individuais.  O STICKINESS geralmente é medido pela duração da visita.

STREAMING – É uma expressão derivada da internet para a transmissão unidireccional de vídeo e áudio.  1) Tecnologia que permite a distribuição contínua de áudio e vídeo a um computador através de um site remoto, 2) técnica de transferência de dados na Internet que permite ao utilizador ver e ouvir ficheiros de áudio e vídeo.  O host ou a compressão da fonte, que envia pequenos pacotes de informação “streams” através da Internet para o utilizador, que pode aceder ao conteúdo à medida que ele é recebido.

STREAMING MEDIA PLAYER – É um programa de software que descompacta ficheiros de audio e/ou vídeo que o utilizador possa ouvir e/ou consultar ficheiros de vídeo ou áudio. Alguns dos exemplos são o Real Player ™, Windows Media e Quick Time Player.

STREAMING VIDEO – Quando um vídeo móvel é “streamed” para um telemóvel ele começa a visualizar os primeiros bits do fluxo de vídeo após a sua recepção. As tecnologias utilizadas permitem que os servidores de anúncios possam colocar um vídeo publicitário no início, meio ou fim de um vídeo de telemóvel.  Comummente utilizados os vídeo streaming ad servers, estes tem a capacidade de fornecer aos anunciantes estatísticas detalhadas sobre a forma como muitas secções ou qual a percentagem do anúncio de vídeo em particular foi vista por um indivíduo. A tecnologia mais popular subjacente é RTSP. Devido à natureza das tecnologias subjacentes utilizados, a qualidade do vídeo recebido varia com base na variação das condições da rede. É também de salientar que pelo facto de o ficheiro de vídeo não ser guardado no telemóvel receptor, esta metodologia gera menos preocupações de direitos de propriedade.

SUBSCRIBER (MOBILE SUBSCRIBER ) (Assinante) (Subscritor de telemóvel) – Veja Mobile Subscriber

SUBSCRIBER INFORMATION – Informações que pertencem a um assinante de telemóvel, incluindo informações pessoalmente identificáveis e não pessoalmente identificáveis.  Informação do Assinante que inclui dados demográficos (por exemplo, idade, rendimento per capita, escolaridade), ou preferências (por exemplo, visitas a sites WAP de viagem).

SUBSCRIPTION (ASSINATURA) – São os produtos ou serviços iniciados por um assinante de telemóvel para receber conteúdo numa base contínua, geralmente com eventos periódicos de facturação premium. Não é um serviço de uso único.

SUBSCRIPTION BILLING RENEWAL MESSAGE – É uma mensagem de participantes enviada a um assinante antes do programa/inscrição ser renovada, que contém o seguinte: 1) o nome do programa, 2) os detalhes de renovação, 3) período de facturação e aviso de facturação para o programa e 4) os detalhes de opt-out.

SUBSCRIPTION PERIOD (PERÍODO DE INSCRIÇÃO) – É um período de tempo definido para um programa de subscrição, geralmente não mais do que um mês.

PROGRAMA DE ASSINATURA – Qualquer programa que o celular do assinante opta-se para um programa que resulta em que o assinante móvel passivamente incorre prémio ou encargos normais ao longo do tempo para a entrega de conteúdo.

SUBSCRIPTION PROGRAM (Assinatura do Serviço) – Um serviço que fornece conteúdo para telemóveis (pode incluir qualquer tipo de conteúdo de notícias, imagens, música, vídeo, áudio, etc) para uma taxa cobrada a intervalos regulares definidos, como mensal ou semanal.

SUPERSTITIALS ® – um formato desenvolvido pela Unicast Intersticial, que é totalmente pré-cache antes de jogar. As especificações são 550 x 480 pixels (2 / 3 do Ecrã), até 100K do tamanho do ficheiro e até 20 segundos de duração.

SURFING – Explorar a World Wide Web.

SWEEPSTAKES (SORTEIOS) – Um sorteio é um jogo legal, que inclui um prémio, e um jogo de azar.  Nenhum mérito/perícia é permitido.

SYNCHRONIZED MULTIMEDIA INTEGRATION LANGUAGE (SMIL) – É um dos protocolos desenvolvido para permitir a criação de mensagens MMS. O protocolo descreve a sequência, o calendário e a origem dos elementos da mensagem.  Esses elementos podem ser imagens, áudio, vídeo ou texto.

SYNCHRONOUS – É um tipo de comunicação bidireccional virtualmente sem atrasos, permitindo aos participantes a participação em tempo real.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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