[T] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[T] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

T-1 – Um circuito dedicado, tipicamente empresarial, de alta velocidade (1,54 megabits por segundo) para ligação à Internet.

T-3 – Circuito dedicado de muito alta velocidade (45 megabits/segundo ou superior) para ligação à Internet das empresas.

TARGET AUDIENCE (PÚBLICO ALVO) – O público-alvo de um anúncio, geralmente é definido em termos demográficos (idade, sexo, rendimento, etc), do comportamento de compra dos produtos, do uso dos produto ou do uso dos media.

TARGETING – São os vários critérios que contribuem para a entrega de um anúncio móvel mais rigoroso (idade, género, geográficas, rendimento familiar, etc.)

T-Commerce – Comércio electrónico via televisão interactiva.

TCP/IP (TRANSFER CONTROL PROTOCOL/INTERNET PROTOCOL) – São os protocolos de software que circulam na internet, determinando como os pacotes de dados viajam da origem para o destino.

TERMS & CONDITIONS (Termos e condições) – São os detalhes do contracto que acompanha uma ordem de inserção de um anúncio.

TEXT AD (TEXTO DO ANÚNCIO) – É a mensagem estática prefixado ou texto anexado a uma mensagem publicitária.

TEXT LINK – O uso criativo de anúncios de telemóveis – representada pelo destaque de texto clicável num link com destaque.  Normalmente limitada a 16-24 caracteres.

TEXT MESSAGE (Mensagem de Texto) – Ver SMS (Short Message Service).

TEXT MESSAGING – Mensagens de texto as mensagens de texto, ou digitar um texto é o termo comum para o envio de “short” (160 caracteres ou menos) de mensagens de texto, utilizando o Short Message Service, a partir de telefones móveis. Veja SMS.

TEXTO DE TV – Veja SMS para a TV

TEXTUAL AD IMPRESSIONS – É a entrega de uma publicidade baseada em texto para um browser. Para compensar as ligações lentas de Internet, os visitantes podem desabilitar “auto carregar imagens” no seu browser.  Quando chegar a uma página que contém um anúncio, eles vêem um marcador e uma mensagem do anunciante no formato de texto no lugar da imagem do anúncio.  Além disso, se um utilizador tem um browser que somente vê texto, somente anúncios de texto são entregues e registados como impressões de anúncios textuais.

THEMES (PACKS OR PHONE SKIN) – Dá o aspecto geral e a sensação de uma interface no telemóvel do utilizador (UI – User Interface).  Inclui os esquemas de cores para os menus e destaques, imagens de fundo, ícones para as pasta etc. Um pacote de temas contém elementos gráficos para um ou vários componentes de interface do utilizador para personalizar um telefone móvel.

Terceira Geração (3G) – Ver 3G

THIRD GENERATION PARTNERSHIP PROJECT (Projecto de Parceria de Terceira Geração) (3GPP) – Ver 3GPP

THIRD-PARTY AD SERVER – São empresas externas e independente especializadas na gestão, manutenção, Apoio, acompanhamento e análise dos resultados das campanhas de publicidade online. Eles enviam publicidade segmentada que pode ser adaptada aos consumidores identificados ou características previstas ou as suas preferências.

THROUGHPUT- É a quantidade de dados transmitidos por meio de ligações de Internet em resposta a uma determinada solicitação/pedido. O número de mensagens que uma aplicação pode processar num determinado período de tempo, normalmente em segundos (por exemplo, 30 mensagens/seg.).

TIME DIVISION MULTIPLE ACCESS (TDMA) – É a técnica de multiplexação de vários utilizadores num único canal de um Operador. Esta tecnologia para  telemóvel digital divide chamadas em períodos de tempo, cada uma durando apenas uma fracção de segundo, e alocá-los em função das necessidades base.

TIME SPENT (Tempo Gasto) – É o lapso de tempo decorrido desde o início de uma visita até à actividade da última audiência associada que foi visitada. Tempo gasto… deve representar a actividade de um único cookied browser ou utilizador numa sessão de acesso único a um site.

TOKEN – Marcador ou etiqueta, que é anexada pelo servidor que recebe o endereço (URL) da página solicitada pelo utilizador.  Um token dura apenas através de uma série contínua de pedidos do utilizador, independentemente do intervalo de duração entre os pedidos.  Tokens podem ser utilizados para contagem de utilizadores únicos.

TRACKING – É a capacidade de avaliar o desempenho de uma campanha de mobile ou Internet.

TRAFFIC – É o fluxo de dados numa rede, ou os visitantes enviados para um site – a resposta bem sucedida a um pedido de página, e também se considera TRAFFIC quando um browser recebe uma página completa do conteúdo de um servidor web.

TRANSCODING – É o processo de melhorar os anúncios multimédia com melhor som nos  diferentes telemóveis nos quais os formatos são suportados pelo telefone.

TRANSITIONAL AD (Anúncio de transição) – É um anúncio que será exibido entre páginas web. Por outras palavras, o utilizador vê um anúncio enquanto ele navega entre a página A e a página B. Também é conhecido como interstitial.

TRANSITIONAL POP UP – É um anúncio que aparece numa janela de anúncio separado entre páginas de conteúdo.

TRANSMISSION/TRANSPORT COST – É o custo do SMS para entregar a informação sobre os encargos de facturação encargos pelo anunciante de telemóvel/agregador de facturação.

TRIGGERS – É um comando do host server  que notifica a set-top box do telespectador que o conteúdo interactivo está disponível nesse momento. O telespectador é notificado sobre o conteúdo interactivo disponível através de um ícone ou texto clicável. Uma vez clicado através do comando do aparelho, o trigger desaparece e surgem mais conteúdos ou um novo interface no ecrã da Televisão.

TRIPLE OPT-IN – É o pedido adicional de opt-in que é exigido ao participante de um programa depois de terem ultrapassado o valor premium mínimo definido.

TRIPLE TAP – É um método comum de introdução de texto para assinantes para inserir informações ou fazer consultas através do telemóvel.

TONE TRUE (REALTONE, MASTERTONE) – Ver Mastertone.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s