[W] Glossário de Marketing Interactivo


1-A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S U V T W X Z Y | 2b-On

[W] Glossário de Marketing Interactivo

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

WALLED GARDEN – É um prestador de serviços – por exemplo, o Operadora Móvel – fornece uma lista restrita de serviços para o consumidor (plataforma/portal), mas desactiva a capacidade do consumidor de serviços ter acesso externo a essa lista.

WALLPAPER (PAPEL DE PAREDE) – É um pedaço de conteúdo gráfico que está formatado para caber no Ecrã do telemóvel ou monitor.

WAN (WIDE AREA NETWORK) – É a ligação entre um número de computadores que não estejam localizados no mesmo local físico.

WAP (WIRELESS APPLICATION PROTOCOL) – É um standard internacional para aplicações que utilizam comunicações sem fios. É uma especificação para um conjunto de protocolos de comunicação para padronizar a forma como os dispositivos sem fios, como telemóveis, PDAs entre outros podem navegar em conteúdos baseados na Internet.

WAP 1.0 – É Um formato web móvel.  Baseado em linguagem de WML markup e protocolos especiais projectados para a transmissão ultra-eficiente de conteúdo para dispositivos limitados através de ligações limitadas.

WAP 2.0 – Uma formato em crescente popularidade para a web móvel. Depende de um novo conjunto de normas que estejam mais de acordo com as normas da Internet. Utilizando xHTML, os Operadores de telemóvel, fornecedores de conteúdo e empresas de media podem apresentar conteúdos e funcionalidades em formatos mais robustos de forma mais rápida de através de tecnologias wireless.

WAP BILLING  – É a interface que permite a cobrança de conteúdos externos directamente no saldo dos assinantes (ou seja, não é feito através de um sistema intermédio, como PSMS). WAP billing é normalmente entregue pelo operador resultante da oferta grossista do regime de cobranças usado para a compra de conteúdo on-deck. O operador retém uma percentagem de todas as operações como custos de cobrança/billing.

WAP LANDING PAGE – É ma página WAP secundária a onde o consumidor é levado após clicar num link do MMS, a fim de dar ou receber informações adicionais.

WAP PULLL – Ocorre sempre que o utilizador solicita directamente um site WAP móvel, inserindo um URL, ou digitando o número de telefone através da página web de um fornecedor de conteúdo.

WAP PUSH – É uma forma de marketing móvel que utiliza o WAP (Wireless Application Protocol) para enviar uma URL específica WAP para um telefone como uma mensagem de serviço. Isso assegura o acesso a conteúdos multimédia através de seu fornecedor de WAP. Ou por outra palavras, é uma mensagem especialmente codificados que inclui um link para um endereço WAP que permite que o conteúdo WAP seja empurrado para o telemóvel com intervenção mínima do utilizador.

WAP Push Mensagens – Uma mensagem SMS que inclui um link WAP clicável.

WAP SITE – Um site que é especificamente concebido e formatado para exibição em dispositivos móveis.

WAP STOREFRONT – É um site de Internet móvel, fornecido por um fornecedor de conteúdos externos, que contém alguma percentagem de conteúdo premium.

WASP (Wireless Applications Service Provider) – É uma organização que fornece conteúdos e aplicações para dispositivos sem fios.

WEB BEACON – É uma linha de código que é utilizada por um site ou servidor de anúncios externo para acompanhar a actividade do utilizador, como registo ou conversão. Um Web beacon é muitas vezes invisível, porque só têm 1 x 1 pixel de tamanho, sem cor. Também conhecido como web Bug, 1 por 1 GIF, GIF invisível e tracker GIF.

WEB BUG – Web beacon ver.

WEB SITE  – É o local virtual (domínio) de uma organização ou indivíduo presente na World Wide Web.

WEB STOREFRONT – É um site de conteúdo móvel, especialmente um que contenha conteúdo premium. Permite que o utilizador navegue pelo conteúdo e faça várias compras por visita. O utilizador pode encomendar a partir do site para que o conteúdo seja enviado para o seu telemóvel.

WEBCASTING – Evento ao vivo, através da Internet. com áudio, vídeo, animação, em tempo real ou pré-gravado.

WIDEBAND CODE DIVISION MULTIPLE ACCESS (WCDMA) (WIDEBAND CDMA)  – É uma rede 3G de alta velocidade para tecnologia móvel sem fios com a capacidade de oferecer velocidades de dados mais altas do que a CDMA e, portanto, podendo transmitir e receber informações de forma mais rápida e eficiente.

WIDGET – É uma pequena aplicação projectada para residir num  desktop do PC (Mac OS ou Microsoft Windows) ou que pode ser incorporado num telefone 3G móvel.ou dentro de um site de uma rede social (por exemplo, Twitter, Linkedin, Plaxo, Hi5, MySpace ou Facebook), oferecendo funcionalidades úteis ou de entretenimento para o utilizador final

WI-FI – Qualquer standard da família de dados wireless LAN (IEEE 802.11) bastante utilizados para ligações corporativas e conectividade em casa. Também disponível gratuitamente como .Hotspots. em locais públicos, tais como cafés e  terminais de aeroportos, podem também ser cobradas taxas de utilização única ou taxas de inscrição.

WIMAX – A norma WAN sem fios (IEEE 802.16) projectada para fornecer a equipamentos portáteis (telemóveis eventualmente) o acesso de banda larga sem fios. As antenas WiMAX podem fornecer cobertura sobre grandes áreas, tornando a implementação potencialmente muito eficaz. 

WIRELESS ADVERTISING – Ver Mobile Advertising

WIRELESS CARRIER – Veja Carrier

WIRELESS MARKUP LANGUAGE (WML) – É a linguagem desenvolvida especificamente para aplicações sem fios para permitir uma utilização óptima da limitação dos recursos de visualização de um telemóvel. Baseado em XML, é utilizado para adaptar o conteúdo WAP.

WIRELESS SPAM – É o envio de mensagens que que se tenha confirmado previamente através de opt-in.

WML – Veja Wireless Markup Language.

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Glossário de Marketing Interactivo (PT) and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s