Os Sete Pecados Capitais da Venda


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Todos já ouvimos falar dos tradicionais sete pecados capitais (luxúria, ganância, etc.).

Você sabia que existem também sete pecados da venda?

E eles são pecados mortais, porque se você entrar neles, você verá seus esforços de vendas condenados.

Aqui estão eles:

  1. 1. Pecado # 1: Não ser pessoalmente responsável. Não passe a bola a ninguém na sua empresa, os seus clientes querem o seu envolvimento pessoal.
  2. 2. Pecado # 2: Falhar por não compreender o negócio do cliente. Não esperar que os clientes a respondam a dezenas de perguntas só porque você não fez a sua investigação.
  3. 3. Pecado # 3: Ser um adversário, e não um aliado. Uma vez que os clientes estão a arriscar a sua carreira fazendo negócios consigo, eles esperam que represente o melhor possível os seus interesses.
  4. 4. Pecado # 4: Venda de produtos em vez de soluções. Não incomode os clientes com características e funções, explique-lhes como é que a sua solução os irá ajudar nos  seus negócios.
  5. 5. Pecado # 5: Não estar disponível quando necessário. Se os clientes são importantes para si, deverá responder aos seus e-mail ou mensagens de voz em minutos, não em horas.
  6. 6. Pecado # 6: Vender em vez de ajudar. Os clientes querem que esteja preocupado em como pode ajudar as suas empresas e não como vender os seus produtos.
  7. 7. Pecado # 7: Desperdiçar o tempo do cliente. Se perceber que a sua solução não é a melhor escolha para o seu cliente. Não desperdice seu tempo tentando vender-lhe algo que não precisa.

Tradução do Artigo: “The 7 Cardinal Virtues of Selling”  Por Geoffrey James


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About João Geraldes

Doutorado em Gestão, Estratégia e Posicionamento pela Universidad da Extremadura de Badajoz na área de Organização e Competitividade, Mestre em Gestão no Instituto Superior de Gestão e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE. Atualmente é Coordenador da Licenciatura de Gestão do Instituto Piaget, Diretor Emérito do Instituto Superior de Ciências da Administração, Managing Partner da 2B-On | SOCIAL BUSINESS CONSULTING, CEO da TSG, BUSINESS & TECHNOLOGY CONSULTING, Partner da AKA People, Diretor da Pós Graduação de Gestão Hospitalar do Instituto Superior de Gestão. Leciona ainda na Ordem dos Farmacêuticos a Pós-Graduação de Marketing Digital e é docente também no Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica em Marketing Digital, acumulando experiência lectiva desde 1990 (27 anos). É Presidente da Assembleia da OV-Associação Portuguesa de Profissionais de Vendas e Presidente da Direção da Associação de Proprietários de São Marcos desde 1995). É membro efetivo da Ordem dos Economistas com o nº 10723.
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