Um estudo recente revelou que 15 % dos consumidores utilizam já o telemóvel para comprar, mas persistem as preocupações relacionadas com a segurança e com a facilidade de uso


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COLUMBUS, OH e Woburn, MA, 17 de Agosto de 2010 (Marketwire via COMTEX) – A Sterling Commerce, uma empresa  AT & T Inc, e Demandware, Inc., líder global em ecommerce, anunciou hoje os resultados de um novo estudo na área do retalho sobre as preferências e atitudes dos consumidores em torno das compras via telemóvel. O estudo revelou que os consumidores estão cada vez mais orientados para a adopção de dispositivos móveis para adicionar profundidade e comodidade nas suas experiências de compra nas lojas, mas as preocupações em torno da segurança e da facilidade de uso ameaçam o seu progresso.


O estudo independente com 3 600 consumidores dos E.U.A. revela que 15% dos mesmos têm utilizado os seus dispositivos móveis para fazer compras. Embora praticamente todos dos consumidores (96,2 %) pesquisados possuam telemóvel, pouco menos de metade possuía um
smartphone, que são projectados para oferecer uma experiência de compras mais eficiente. O estudo revelou tendências interessantes em torno do que os consumidores estão procurando para os seus telemóveis para apoiar a sua experiência de compra na loja. Por exemplo:

  • Mais de 60 % acreditam que conseguem usar o  seu telemóvel enquanto faz compras para verificar a disponibilidade do produto numa loja especial
    (a localização é importante ou muito importante).
  • Praticamente um quarto dos compradores usam o seu telemóvel para analisar competitivamente o preço de um item durante o acesso a essa loja.
  • Cerca de 20% dos consumidores actualmente usam os seus telemóveis para criar listas de compras ou baskets, e um pouco mais do que esse número estaria interessado numa aplicação móvel para os ajudar com a lista de compras ou gestão baskets dos seus retalhistas favoritos.
  • Dois terços estão interessados na possibilidade de utilizar o seu telemóvel para procurar e comprar itens, permitindo assim o bypass das linhas de checkout.
  • Um quarto dos compradores acredita que receber ofertas especiais/promoções (tais como cupões) seria uma forma importante de usar o seu telemóvel quando fazem compras, apesar de terem sido menos entusiasta sobre a recepção publicidade através nos seus telemóveis.

“A mobilidade é mais do que um canal, e como os consumidores começam a utilizar os telemóveis em todos os aspectos do seu processo de compra, estes canais serão essenciais para o sucesso dos retalhistas”, afirmou Jim Bengier, executivo da indústria global de retalho para a Sterling Commerce. “Os consumidores de hoje estão transformando a experiência de compra com os seus telemóveis, e os retalhistas que não tenham adoptado estes canais não serão capazes de se manter.”

“Enquanto a crescente taxa de adopção dos consumidores de telemóveis tem sido reconhecido pelos retalhistas, estes resultados da pesquisa sugerem que oferecer  acesso móvel à marca não é mais, apenas um ” nice to have”, tornou-se uma necessidade”, disse Driscoll Jamus, vice-presidente de marketing da Demandware. “É obrigatório para os retalhistas não só criar um canal móvel para dar aos consumidores mais opções, mas também de encontrar formas inovadoras para alavancar através dos telemóveis a influenciar as compras dos consumidores e o comportamento de compra em todos os canais de vendas.”

Outras constatações da pesquisa continuaram a destacar as preocupações dos consumidores em torno da segurança e da facilidade de uso dos dispositivos móveis. Os entrevistados citaram as seguintes preocupações:

  • Inexistência de conectividade via Internet (40%),
  • Dificuldade com o tamanho do ecrã (34%) e, portanto, dificuldade em visualizar os produtos (31%),
  • Questões de segurança (28%),
  • Lenta interacção com o site retalhista (22%), e
  • Dificuldades na inserção de informações devido ao teclado pequeno  (21%).

Embora as questões de segurança tenha sido citadas como uma das preocupações por apenas 28% dos inquiridos, as principais soluções que incentivaria mais compras no telemóvel com segurança em todo o negócio.

  • Quase metade dos consumidores, gostariam de ter opção de pagar por PayPal.
  • Quase 40% se sentiria seguro sabendo que a aplicação de telemóvel não guarda o seu número de cartão de crédito.
  • Um quarto dos consumidores prefeririam que o telefone móvel só mostrasse um número de cartão de crédito truncado (últimos 4 dígitos) e
  • Cerca de 20% gostariam que lhes fosse solicitado a introdução dos 3 dígitos de segurança do cartão de crédito.

A Metodologia de Estudo desta pesquisa online foi realizada pela SmartRevenue em Junho/Julho de 2010 a um universo de 3 611 consumidores entrevistados do sexo masculino e feminino, com idades entre 18 e mais velhos, que vivem em os E.U.A.

Tradução do Press Release Inicial: http://bit.ly/bmxZUL

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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