Desenvolver uma Estratégia de Comunicação


Independentemente dos objectivos do projecto, ao definir uma estratégia de comunicação, há que ter em atenção o planeamento, a capacidade de realizar os trabalho, e a identificação clara do objectivo.

A capacidade de comunicar é essencial para o sucesso de qualquer empresa, sendo um factor importante na concretização dos seus objectivos.

A Comunicação não acontece por acaso.  Deve ser organizada, desenvolvida e construída. O primeiro passo no processo é definir uma estratégia de comunicação.

Uma boa estratégia de comunicação permite exercer um melhor controle sobre o trabalho. A estratégia de comunicação elimina a dúvida, enfatiza o planeamento, e envolve todos os participantes do projecto.

Definir a estratégia de comunicação é uma tarefa que é realizada melhor em grupo. Além de permitir a partilha de conhecimentos, uma abordagem degrupo tem a grande vantagem de contribuir para a (construção da) interacção entre os participantes.

Mesmo uma estratégia simples de comunicação irá facilitar o trabalho.  Afinal, um pequeno plano é melhor do que não ter nenhum e, durante a sua implementação, o mesmo poderá sempre ser aperfeiçoado.

As estratégias de comunicação devem ser revistas regularmente.  As circunstâncias mudam, os objectivos mudam, a audiência muda. A elaboração de uma estratégia de comunicação é uma arte, não uma ciência, e existem diferentes formas de abordar os desafios. A questões chave que precisam de ser respondidas e que forma o quadro de uma estratégia de comunicação são os seguintes:

Quando a empresa é um projecto que tem alcançado bons resultados, torna-se imperativo a divulgação desses resultados – caso contrário, o trabalho terá sido em vão. Mas como vamos comunicar esses resultados?   Como podemos converter os dados em conhecimento? Os dados partilhados, ou não, com apenas algumas pessoas não são muito valiosos. Uma estratégia de comunicação bem sucedida melhora o valor da seu projecto de forma considerável.

Uma sugestão para uma abordagem deste tipo de estratégia de comunicação é o seguinte:

1. Definição da estratégia  – Elementos Essenciais

2. Compreender os canais de comunicação escolhidos

Os Elementos Essenciais ilustrar algumas verdades fundamentais da comunicação:

  • Não podemos deixar de comunicar o que sabemos.
  • Comunicação é um processo em dois sentidos. Quanto melhor soubermos ouvir os públicos-alvo(s), melhor seremos capazes de responder às suas necessidades.
  • Comunicadores eficazes sabem o que o(s) seu(s) públicos-alvo(s) precisa(m) saber, qual a linguagem que se adequa melhor, e o que visualizar e ouvir.
  • Comunicar é a actividade mais visível em que nos envolvermos, exigindo uma delicadeza extra – transmitir informação errada ou apresentar-nos de forma incorrecta, pode causar danos graves e duradouros.
  • Devemos desenvolver ferramentas que se enquadrem nos canais disponíveis para a mensagem.
  • Devemos entender e respeitar a nossa capacidade de comunicação e os nossos limites, bem como o tempo e recursos necessários para a efectuar: a comunicação pode exigir(-lhe) muito trabalho e tempo.
  • Devemos aprender com os nossos erros e sucessos para melhorar a comunicação no futuro.

Seja paciente, aprender a comunicar leva o seu tempo

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About João Geraldes

Doutorado em Gestão, Estratégia e Posicionamento pela Universidad da Extremadura de Badajoz na área de Organização e Competitividade, Mestre em Gestão no Instituto Superior de Gestão e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE. Atualmente é Coordenador da Licenciatura de Gestão do Instituto Piaget, Diretor Emérito do Instituto Superior de Ciências da Administração, Managing Partner da 2B-On | SOCIAL BUSINESS CONSULTING, CEO da TSG, BUSINESS & TECHNOLOGY CONSULTING, Partner da AKA People, Diretor da Pós Graduação de Gestão Hospitalar do Instituto Superior de Gestão. Leciona ainda na Ordem dos Farmacêuticos a Pós-Graduação de Marketing Digital e é docente também no Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica em Marketing Digital, acumulando experiência lectiva desde 1990 (27 anos). É Presidente da Assembleia da OV-Associação Portuguesa de Profissionais de Vendas e Presidente da Direção da Associação de Proprietários de São Marcos desde 1995). É membro efetivo da Ordem dos Economistas com o nº 10723.
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