13 Leis Básicas para o Sucesso nos Negócios e nas Redes Sociais


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Todos os dias, novos negócios são criados. Alguns negócios terão sucesso, mas muitos ficam pelo caminho.   Será que o seu negócio prospera, ou vai se juntar a milhares de outros que vacilaram ao longo do caminho?

Seguem 13 regras básicas para se certificar de que seu negócio (nas Redes Sociais) cresce e prospera:

Lei nº 1: FAÇA O PLANO DO SEU SUCESSO

O empresário deve compreender o poder do planeamento. Um bom plano ajuda a aumentar as suas oportunidades de sucesso e pode ajuda-o a definir o conceito do seu negócio, estimativas de custos, previsões de vendas, controlando os seus riscos. Diz-lhe para onde vai e como chegar lá. Entrar no negócio sem plano é como conduzir noutro país, sem mapa.

Lei nº 2: MERCADO ALVO/NICHO

Procure sempre um nicho de mercado. Não ofereça tudo a todas as pessoas. Perceba que não é possível ser bom em tudo. Identifique um problema num nicho de mercado e crie a solução desejada para esse problema. Uma empresa com recursos limitados pode de forma eficiente servir nichos de mercado.  Concentre os seus esforços numa oferta de mercado bastante restrita.  Isto implica que se concentre no que faz bem, e se torne um especialista nessa área.   Ao concentrar-se num nicho restrito do mercado, poderá evitar os concorrentes de grande dimensão.
UTILIDADE GERA GOODWILL

Lei n º 3: CONSTRUA A EQUIPA

Não contrate um colaborador para preencher uma vaga. Empregue alguém para fazer parte de uma equipa que ajude a construir o seu negócio. E diga “obrigado” – mesmo muitos. Diga aos seus clientes e colaboradores o quanto os aprecia.
AS EMPRESAS NÃO SÃO POR INERÊNCIA SOCIAIS (MAS AS PESSOAS SÃO)

Lei nº 4: SEJA DIFERENTE/ SEJA AUTÊNTICO

Um comportamento auto-defensivo de muitos empresários passa por pensar que o, “Meu negócio é diferente!” . Quando apresentam o seu negócio à administração, ao marketing ou a estratégia de vendas, a maioria responde: “Isso não se aplica a mim porque o meu negócio / clientes / ou local é diferente.”
Se seus concorrentes estão fazendo isso, não. Destacam-se um mercado superlotado, onde tanto a publicidade e os produtos têm a mesma aparência.
O seu negócio pode ser diferente em muitos aspectos, mas na sua grande maioria é semelhante a muitos outros negócios. Você está vendendo os benefícios de um produto ou serviço. Os seus clientes reagem principalmente com base em respostas emocionais e justificam suas acções com a “lógica” ou através de “razões” racionais. Destacam-se num mercado superlotado, onde a publicidade e os produtos/Serviços são semelhantes. Evite ser um imitador; raramente os imitadores são bem sucedidos.  Estude, mas não copie os seus concorrentes, e crie produtos/Serviços distintos.
Têm que gerar mais receitas que despesas para poder permanecer no negócio. O seu negócio tem de incluir, liderança, gestão, marketing, vendas, produção e funções financeiras.
SER AUTÊNTICO CONSTRÓI CONFIANÇA E A ORIGINALIDADE ESTIMULA O PASSA-A-PALAVRA.

Lei nº 5: COMECE PEQUENO, MAS PENSE GRANDE

A pergunta mais comum das start-ups é “Como posso competir com os meus maiores concorrentes?” As pequenas empresas têm vantagens inerentes sobre as grandes empresas, incluindo a flexibilidade, a capacidade de resposta rápida e a capacidade de prestar serviços mais personalizados.  Certifique-se que a sua empresa tira o máximo proveito dessas áreas que representam os pontos fortes dos pequenos negócios.
KISS: KEEP IT SHORT/SMALL & SIMPLE

Lei n º 6: SEJA BOM NO QUE FAZ E COMO FAZ

O seu negócio depende de sua reputação. É imperativo que construa uma boa reputação baseada na qualidade dos seus produtos e serviços. Lembre-se que que existem duas coisas que garantem o sucesso: produtos de alta qualidade e excelentes prestações de serviços. Esforce-se por oferecer qualidade e rigor desde o princípio.  Não terá muitas oportunidades, para fazer uma boa primeira impressão. Todos os que entrarem em contacto com o seu negócio podem ser clientes e/ou potencialmente, uma referência a outro cliente, por terem ficado impressionado consigo como pessoa, ou impressionados com a sua habilidade em fornecer um determinado produto ou serviço. As empresas vencedoras no futuro Socialnomic™, serão aquelas que produzem excelentes produtos e serviços, em vez de grandes mensagens nas suas campanhas.
BOA REPUTAÇÃO CONSTRÓI UMA BOA MARCA E A INTEGRIDADE REFORÇA A FIDELIZAÇÃO.

Lei n º 7: SEJA RÁPIDO

O tempo é um bem precioso.  Quando o Cliente aguardar por uma entrega na sexta-feira, faça os possíveis por entregar na quinta-feira à tarde.
Devolva assim que possível as chamadas e os e-mails. Os consumidores estão procurando consumidores com necessidades semelhantes para recolher junto dos mesmos, recomendações sobre produtos, serviços, e muito mais através das redes sociais. Somente as empresas que produzem produtos e serviços de grande valor irão fazer parte dessas conversas, a mediocridade será rapidamente eliminada.
A INTERACTIVIDADE PROMOVE (MAIS) NOVOS CONTACTOS COM A EMPRESA E O DIÁLOGO GERA AWARENESS/CONSCIÊNCIA/NOTORIEDADE E EMPOWERED CUSTOMERS, DETÉM O CONTROLO.

Lei n º 8: SEJA CONSISTENTE

Não importa que tipo de negócio que você está promovendo (online), é importante que a sua presença (online) seja representado com uma marca e mensagem de marketing consistente. Verifique se o seu negócio tem uma aparência consistente.  Um cliente deve receber o mesmo de todos os colaboradores da sua empresa. Não faça vendas agressivas. Resolva problemas. Satisfaça desejos. Faça o que é verdadeiramente melhor para seu cliente.
AS EXPERIÊNCIAS (ONLINE) DEFINEM A SUA MARCA.
NÃO SE LIMITE AFIRMAR, PROVE-O E TENHA EM MENTE QUE AS MARCAS QUE CONTAM AS MELHORES HISTÓRIAS VENCEM.

Lei n º 9: INOVE

Os empresários sabem que não podem ser rígidos na forma como pensam na procura incessante para melhorar os seus melhores produtos e serviços. O ambiente empresarial de hoje exigem que se encontrem novas soluções rapidamente!
Use a mudança como um trampolim para melhorar os seus produtos/serviços, processos ou reputação. A inovação deve ser alargada também ás operações de pricing, publicidade, CRM, distribuição, etc Mantenha-se atento a novas formas de fazer as coisas, e aplicar aquelas que podem melhorar a qualidade dos seus produtos/Serviços e a eficiência das suas operações.

Lei n º 10: SER ENCONTRADO É ESSENCIAL NOS NEGÓCIOS

56% das pesquisas online procuram um negócio local.
As pessoas gastam 80% do seu orçamento num raio de 20 Kms da sua residência… e eles recorrem à Internet para pesquisar.
Se seu negócio não aparece nas pesquisas online, é como se não existisse. Pode até ter um site dispendioso, mas se os clientes não o encontram facilmente, o site é basicamente inútil. Se um site não for indexado pelos grandes  motores de pesquisa como o Google, Yahoo, Bing com as principais palavras-chave relacionadas com o seu negócio e localização, então o seu site é ineficaz.
PESQUISÁVEL = VISIBILIDADE E PROMVOVE A RELEVÂNCIA DO RANK

Lei n º 11: SEJA UM BOM OUVINTE

As Redes Sociais não são sobre tecnologia. Mas sim conversar através da tecnologia. As redes sociais são diálogos, para tal precisamos de ter pelo menos dois actores que alternativamente falam e ouvem. Este é um ponto crítico que muitas vezes é questionado por cépticos das redes sociais.
Saber ouvir é também outra forma de fazer estudos de mercado. Ouvir é uma excelente oportunidade para se envolver com utilizadores dos produtos/Serviços. Quando pensa sobre as possibilidades e alternativas para fazer passar a sua mensagem de forma mais eficaz, através de diferentes canais, e em diferentes formatos, também deverá manter-se atento a outras organizações e ás pessoas que estão escrevendo sobre os problemas que estão relacionados com os seus produtos/Serviços.
Ouvir nas Redes Sociais é uma nova forma de elevar o perfil das nossas Organizações, projectos e até mesmo nós mesmos ao ganhar visibilidade, adicionado valor nas conversas on-line. Também nos pode ajudar a encontrar novos parceiros, networks e novas ideias e, talvez. Ao participar activamente on-line, deixa o seu rasto na Internet aumentando a probabilidade de ser encontrado e contactado. Oriente-se pelo mercado: saiba ouvir e reaja às necessidades dos seu clientes. Os clientes precisam de sentir que são importantes para Si, porque eles são!

Law #12: MEASURABILITY HELPS YOU OPTIMIZE

Pode ou não pode ter-lhe ocorrido o quanto é importante para medir o seu próprio negócio. No entanto, se não avaliar a eficácia e os processos dentro da sua empresa, não tem como saber se a sua empresa está realmente funcionando, e em que área(s) é necessário melhorar. Tradicionalmente, esses elementos têm consistido na contagem de defeitos, medir os custos e controlar periodicamente. Hoje, há basicamente cinco áreas de acção para os negócios, que incluem:

1. Performance – Avalia a capacidade do seu negócio fornecer uma solução face há concorrência.
2.
Qualidade – o número de defeitos, o número e a taxa de atraso.
3.
Timing – Mede a sua velocidade face ao mercado, incluindo a sua programação para o desenvolvimento interno (também conhecido como cycle time) e seu timing para o mercado.
4.
Finanças – Avalia as expectativas de receitas, custos, margens.
5.
Os custos de desenvolvimento – para projectos específicos

Além destas, existem uma série de subcategorias para medir os seus negócios. Como pode constatar são bastantes elementos para ter em conta quando se pretende o seu negócio. Isso muitas vezes explica a inclinação para os empresários “esquecerem” tais métricas.
MEDIR AJUDA-O A OPTIMIZAR

Law #13: NOS NEGÓCIOS, VENCER É TUDO

Tem uma lei “# 14” que pretende ver adicionada?
… Ou tem as suas próprias leis que orientam a forma como faz negócios?
Se for o caso, partilhe-as sff, gostaria de conhece-las.

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About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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