72% DAS EMPRESAS inquiridas, TÊM uma ESTRATÉGIA para as REDES SOCIAIS


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

72% das empresas americanas (E.U.A.) afirmaram durante um estudo realizado em Junho deste ano por King Fish Media, HubSpot e Junta42, que tinham uma estratégia para os Social Media (Redes Sociais) e que prevêem aumentar o investimento nas redes Sociais no próximo ano.

A responsabilidade pela criação e manutenção das Redes Sociais, recai essencialmente no Departamento de Marketing (85%). Apenas 9% das empresas inquiridas indicaram ter alguém exclusivamente para essa área e apenas uma pequena minoria (13%) está a externalizar esses serviços.

67% das empresas analisadas, concentram os seus esforços nas Redes Sociais a projectar a identidade corporativa, enquanto 41% das mesmas promovem indivíduos dentro da empresa e 24%  fazem promoção de uma marca específica.

A maioria dessas empresas (70%) concentra os seus esforços na retenção e aquisição de clientes, 23% realiza exclusivamente acções na aquisição de Clientes e 4% na fidelização.

Os sites mais frequentemente utilizados são:

  • LinkedIn (metade têm criado um grupo no LinkedIn),
  • Twitter (85% têm um conta no Twitter) e o
  • Facebook (dois terços tem uma página de fã no Facebook)

e dois terços dos inquiridos mantém blogs corporativos.

Prevêem num futuro próximo adoptar:

  • YouTube
  • e sites agregadores de notícias

Um dos sites referenciado pelo universo de empresas analisadas, como menos utilizado é o MySpace.

O recurso a conteúdo original, é a estratégia mais utilizada pelas marcas e pelos especialistas, sendo que metade dos inquiridos, recorrem a conteúdo em vídeo e
case-studies.

Estes Marketers acreditam seriamente que o conteúdo original é a chave para o sucesso nas campanhas nas Redes Sociais, muito mais do que a plataforma tecnológica utilizada.

Apenas 30% dos entrevistados realizaram acções de marketing nas Redes Sociais e dessas, aproximadamente metade afirmam que os resultados corresponderam ao esperado ou superaram.

Em termos da origem das acções de marketing no seio da empresa nas Redes Sociais, as vendas apenas representam 3% das mesmas, o marketing é responsável por 70% das acções e a Gestão por 23%.

Embora tenham encontrado diferentes objectivos para as suas acções de marketing nas Redes Sociais, a maioria procura visa relacionar-se com os seus clientes e gerar vendas.

Fonte: 2010 Social Media Usage, Attitudes and Measurability: What Do Marketers Think?

Identificaram uma grande disparidade na forma como as acções são avaliadas e praticamente metade das campanhas não apuram o seu ROI.

As métricas mais frequentes passam por quantificar o tráfego, visitantes, fãs, leads e comentários nos posts.

Fonte: 2010 Social Media Usage, Attitudes and Measurability: What Do Marketers Think?

A metodologia utilizada neste estudo, passou pelo envio por e-mail entre 15 de Abril e 1 de Junho de 2010, o pedido para responder a um inquérito elaborado pela King Fish Media e aos dois
co-patrocinadores: HubSpot and Junta 42.
Além disso, o link foi enviado através dos sites nas Redes Sociais Facebook, Twitter e LinkedIn.
A pesquisa foi concluída por 457 inquiridos principalmente dividida entre empresas de gestão e de marketing / gestão de vendas.
Os dados foram compilados e processados por Datastar de Waltham, MA.
Para mais informações sobre o estudo, deverá ser consultar:
Gordon Plutsky –  Director de Marketing e Pesquisa, King Fish Media 978.832.1485 or gplutsky@kingfishmedia.com. Site: http://www.kingfishmedia.com/marketing-resources/research/social-media-usage-2010-ebook08112010

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Social Media (PT) and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s