Os utilizadores das Redes Sociais (estão cada vez mais receptivos ao mobile marketing e aos conteúdos) via “mobile”


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O aumento da penetração nos telemóveis e o crescimento constante de equipamentos mais avançados, muitas vezes com acesso total à internet, têm conquistado uma quota de mercado com um universo de utilizadores de telemóvel cada vez mais receptivos às iniciativas de mobile marketing e aos conteúdos. Os telemóveis tradicionais estão a ser substituídos por smartphones e equipamentos tablet, dando uma nova dimensão à noção de mobilidade. A capacidade de consumir, criar e partilhar conteúdo mais do que nunca tem sido dinamizada pelos telemóveis. Por outro lado, essa nova realidade representa uma nova oportunidade para os anunciantes comunicarem de forma única com os potenciais clientes através do seu telemóvel.



Utilização de telemóveis no Japão, Estados Unidos e Europa

Os EUA apresentaram a mais forte penetração nas redes sociais através dos telemóveis com 21,3% dos utilizadores móveis acederam às Redes Sociais (Social Media) em Junho através do seu telemóvel.

Os utilizadores móveis no Japão foram os mais propensos a assistir TV ou vídeo nos seus telemóveis (22%), no enquanto os Europeus optaram por ouvir música (24,2%) e jogar (24,1%).

Os smartphones oferecem novas oportunidades de mobile marketing. A percentagem de consumidores dos EUA que pensam comprar um smartphone dobrou desde o início de 2008, de acordo com a ChangeWave Research e a Nielsen e prevêem  que metade dos utilizadores de telemóvel nos EUA no final do 3 º trimestre de 2011, irão possuir um smartphone.

A que se deve esta mudança de equipamentos, assim como à mudança de padrão de consumo e de uso dos telemóveis?

Os serviços de voz estão a tornar-se cada vez menos relevantes, e os operadores, assim como os seus parceiros de mobile marketing e conteúdo tem migrado a sua oferta para oferta de serviços de dados.

As Redes Sociais (Social Media) estão se assumindo muito rapidamente a principal forma de intercâmbio de informações entre utilizadores de telemóvel. Segundo a comScore, o uso de aplicações de Redes Sociais (Social Media) aumentou 240% entre Abril de 2009 e Abril de 2010.

Como as Redes Sociais baseadas em serviços de localização são fisicamente reais, as empresas podem realmente “ver” os seus clientes a caminhar em frente dos seus olhos.

Com vista a retirar o máximo partido da localização com base em mobile marketing através de algumas redes Sociais (Social Media), as empresas tem de efectivamente fazer parte das mesmas. Os benefícios resultantes da localização baseados em mobile marketing via Redes Sociais (Social Media) é maior porque os Clientes já estão fora da sua residência ou do seu posto de trabalho e por isso mais propensos a fazer compras.

As questões relacionadas com a privacidade podem desencorajar algumas pessoas, quando utilizam os seus meios de comunicação baseados na localização social. No entanto, muitas dessas aplicações oferecem a possibilidade através da configuração das aplicações que oferecem essas possibilidade de localização, de o utilizador assumir total controlo da sua localização e de quem pode conhecer a sua localização, oferecendo aos utilizadores recompensas por completarem determinadas tarefas. As questões relacionadas com a privacidade gradualmente tem se revelado favoráveis para ambas as partes  (utilizadores e anunciantes) que desejam usar o marketing das Redes Sociais (Social Media). Os aderentes do Facebook tendem a adicionar inúmeros utilizadores que não conhecem,  enquanto que na Gowalla e Foursquare por norma só são adicionadas pessoas que são conhecidos na vida real. Estas micro comunidades, móveis, conquistam mais facilmente a confiança das suas comunidades, por isso, um  comentário de um utilizador não vai chegar a um enorme grupo de pessoas, mas sim atrair a atenção das pessoas que confiam na origem do mesmo e por conseguinte vão segui-lo.

A localização baseada em mobile marketing nas Redes Sociai (Social Media)  tem a capacidade de fidelizar os seus clientes actuais e atrair novos.

Fontes:

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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One Response to Os utilizadores das Redes Sociais (estão cada vez mais receptivos ao mobile marketing e aos conteúdos) via “mobile”

  1. branchenbuch says:

    Thank you for another great article. Where else could anyone get that kind of information in such a perfect way of writing? I have a presentation next week, and I am on the look for such information.

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