Perfil de Utilização do Facebook em Portugal, Espanha e EUA


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine


Perfil de utilização do Facebook em Portugal, Espanha e EUA nos últimos 3 meses. Durante o terceiro trimestre de 2010 de acordo com informações recolhidas nos serviços do Google Ad Planner, Alexa.com e do site CheckFacebook.com a estrutura demografia dos utilizadores nas Redes Sociais (Social Media) apresenta algumas surpresas.

No caso do Facebook, registou-se uma queda de utilizadores nos últimos três meses de 550 Milhões de utilizadores para 526,324,680 (Dados recolhidos a 10/10/2010 – via CheckFacebook.com). Ou seja um quebra de 23,6 Milhões de utilizadores representando uma quebra de 4,3% e segundo o site Alexa, a queda situa-se muito mais nos 5% (4, 92%).

Os principais pontos de interesses são semelhantes em Portugal (com  2.702.680,00 utilizadores, representando 0,51% da audiência Global) e os EUA , ao Nível das Social Networks, Online Communities e temas relacionados com o mundo da música, o perfil da Espanha é muito mais distante, conforme se pode verificar no próximo gráfico:

Relativamente aos dados demográficos, o sexo feminino apresenta maior peso nos três países, no entanto é em Portugal que a relação entre sexos é a mais equilibrada. Relativamente à faixa etária dos 25-34 anos é a mais dominante em Portugal e na Espanha com um peso de 29,8% em Portugal (805.880 utilizadores), e de 35,6% em Espanha (4.079.220 utilizadores), no entanto os dados apresentados para a Espanha via Ad Planner de 60%,  são pouco prováveis, porém o leitor pode fazer a sua análise a partir do gráfico abaixo e daí extrair as suas conclusões. Relativamente aos E.U.A., os dados entre estes dois sites, são ainda mais contraditórios, assim segundo a Ad Planner, o grupo mais dominante no Facebook, com um peso de 26% é o dos utilizadores com idades compreendidas entre 45-54 anos, enquanto o site CheckFacebook.com, dá como grupo dominante nos E.U.A, o dos 18-24 anos com 31%. Esse grupo segundo essa mesma plataforma é o segundo grupo com mais expressão em Portugal com um peso de 24,4% (658.940 utilizadores), enquanto na Espanha o segundo grupo mais importante com um peso 21,1% (17% segundo Ad Panner) são os utilizadores com idades compreendidas entre os 35-44 anos com (2.419.480 utilizadores).

Segundo a plataforma Ad Planner, nos E.U.A., realmente os utilizado com idades superiores aos 54 anos caíram de 16% para 10% nos últimos seis meses.

No entanto importa registar que o impacto do Facebook a nível global continua a ser enorme, gerindo diariamente milhões de mensagens e interacções, sendo por isso uma comunidade importante para os profissionais de marketing e para os gestores, que pretendem dinamizar as vendas das suas empresas.

Fontes:

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Social Media (PT) and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s