Pós-Graduação: Comunicação & Vendas com os New Media e os Social Media


COMUNICAÇÃO E VENDAS COM OS NEW MEDIA E OS SOCIAL MEDIA

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Ficha de Promoção Resumida:

O Instituto Superior de Novas Profissões, vai iniciar em Janeiro de 2011 a sua primeira Pós-Graduação na área dos New Media e Social Media orientada para o Mercado Profissional.

“The Global Social Media Check-up” REFERE que 79% das 100 empresas globais da Fortune estão PRESENTES nas redes sociais.

Segundo refere o estudo publicado PELA EMPRESA Burson-Marsteller, 100 DAS maiores empresas globais QUE INTEGRAM A LISTA da Fortune, 65% têm contas activas no Twitter, 54% têm páginas no Facebook, 50% têm canais no YouTube e 33% POSSUÊM blogs corporativos.

Para ajudar as empresas a compreender as recentes transformações No marketing e Nas Vendas através dos Novos Media e das Redes Sociais e alinhar o pensamento dos seus profissionais com as mais bem sucedidas práticas do sector, O Instituto Superior de Novas Profissões, desenvolveu  a Pós-Graduação – Comunicação & Vendas com os New Media e os Social Media.

Esta Pós-Graduação pretende:

· formar profissionais e estudantes nas áreas de Comunicação, Marketing e Vendas nos New Media e Social Media na vertente empresarial;

· Inovar através das novas tecnologias, melhorando a performance e a interactividade, com os diferentes públicos (internos e externos) das organizações, gerando mais oportunidades e negócios;

Os New Media e os Social Media são cada vez mais estratégicos para as organizações e para os seus profissionais, resultado da rápida adopção das novas tecnologias.

Para aqueles que não estão familiarizados com as novas tecnologias, esta pós-graduação EM new Media e Social Media demonstrará as inúmeras possibilidades que os meios digitais de comunicação têm na fidelização de clientes e na criação de novos negócios.

A Pós-Graduação conta com um corpo docente
com bastante experiência na área:

  • João Geraldes – Sócio-Fundador DringSPOT, Associate Partner da Global Partner Consulting e Presidente da Direcção da O.V. – Associação Portuguesa dos Profissionais de vendas e Presidente da Direcção de uma Associação sem fins lucrativos, Membro efectivo da Ordem dos Economistas nº 10723, tendo sido director-Geral, director de vendas e de marketing de alguns dos principais operadores nacionais e empresas de TIC’s;
  • Paulo Gaudêncio está no mercado de Mobile Marketing & Advertising há mais de 8 anos, tendo gerido o negócio de Mobile Marketing da Movensis.com, onde foi responsável pela implementação de centenas de campanhas Mobile Marketing e desenvolvimento de serviços e produtos nesta area para clientes como Cetelem, TMN, Vodafone, GALP entre outros. Actualmente é Managing Director da Mobext.com (grupo Havas Digital), a maior network internacional de Mobile Advertising gerindo clientes como El Corte Inglés, Peugeot, Citroen, Caixa, Optimus, Modelo / Continente, Nike, Cofina entre outros. A area Digital foi sempre o seu foco tendo sido fundador da Publicis Technology Lisbon, uma das primeiras agências de comunicação New Media em Portugal, onde foi distinguido inúmeras vezes por entidades ligadas à comunicação premiando a qualidade e inovação dos projectos desenvolvidos.

Paulo tem duas pós graduações pela Universidade Católica, em Gestão de Empresas e Gestão de Marketing, tendo como base acadêmica, o curso de Eng. de Sistemas e Computadores do Instituto Superior Técnico Lisboa.2009 o prémio da BEST Mobile Advertising Campaign 2009 – Sapo Gold Award.
  • Bruno Pedro – CEO da TARPIPE.COM (Lisboa e Paris) – empresa de tecnologias Social Media e docente no ISCTE;
  • Mário Alcântara, trabalha no mercado marketing digital há mais de 12 anos. A experiência nos dois universos, colaborando em agências de comunicação, assumindo o cargo de Director de Projectos na Publicis e de Director Geral na Ogilvy Interactive, como nos clientes destas, permitiu-lhe desenvolver as melhores práticas para encontrar soluções que de facto derivem em resultados práticos para as marcas e os seus produtos.. Em 2009 foi responsável pela estratégia internet e de redes sociais do projecto Socrates2009.pt, a presença online do movimento de apoio a José Sócrates às legislativas, tendo assumido em 2010 a coordenação digital de Pedro Passos Coelho à liderança do Partido Social-Democrata como igualmente a coordenação do projecto PSD Digital, ambos envolvendo uma forte exploração de todas as ferramentas online, desde as redes sociais, blogs, email marketing, SEM, mobile e, obrigatoriamente, a própria interactividade entre o utilizador e o website. Como consultor é igualmente responsável pelo apoio estratégico a agências de comunicação tradicional e interactivas, além de colaborar com marcas e empresas com o objectivo de desenvolver a sua visão de marketing, tanto em ambiente tradicional como digital. Na área da gestão, integra uma equipa de projectos de inovação.

A Pós-Graduação divide-se em 4 Módulos e apresentará DIVERSOS CASOS DE SUCESSO PORTUGUESES E INTERNACIONAIS:

I – Social Media e Soluções de Marketing Estratégico
II– Mobile Marketing
III – WOMM – Word of Mouth Marketing
IV – Optimização de Campanhas nas Redes Sociais

A Pós-Graduação decorrerá nas instalações do Instituto Superior de Novas Profissões, no campus Universitário da ameixoeira – lumiar, com:

  • Início: 15 de Janeiro de 2011
  • Duração: 120 horas (2 semestres) + 12 horas para discussão do trabalho final
  • European Credit Transfer System: 20 ECTS
  • Horário: Sábados, das 9h30/12h30 e das 14h/17h
  • Propina: 2.400,00 euros (pago em 6 prestações)

Emolumentos:

  • Candidatura: 85,00 euros
  • Inscrição: 75,00 euros
  • matrícula: 50,00 Euros
  • Seguro escolar: 40,00 euros

Contactos: Dra. Joana Nunes

INP – Instituto Superior de Novas Profissões
Morada: Rua Vitorino Nemésio, n.º 5 – 1750-306 Lisboa
Telefone: (+351) 217508010
E.mail: joananunes@inp.pt

Para mais informações consulte a área de Pós-Graduações no site http://www.INP.PT ou directamente no seguinte link:http://www.inp.pt/index.php/posgrad/284-pos-graduacao-em-comunicacao-a-vendas

Pós-Graduação: Comunicação & Vendas com os New Media e os Social MediaObjectivos

Esta Pós-Graduação pretende:

· formar profissionais e estudantes nas áreas de Comunicação, Marketing e Vendas nos New Media e Social Media na vertente empresarial.

· Inovar através das novas tecnologias, melhorando a performance e a interactividade, com os diferentes públicos (internos e externos) das organizações, gerando mais oportunidades e negócios.

Os New Media e os Social Media são cada vez mais estratégicos para as organizações e para os seus profissionais, resultado da rápida adopção das novas tecnologias.

Para aqueles que não estão familiarizados com as novas tecnologias, esta
pós-graduação nos new Media e Social Media irá revelar-lhes as inúmeras possibilidades que os meios digitais de comunicação têm na fidelização e criação de negócio.

Público Alvo

Estudantes ou profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Vendas e Gestão, que necessitam de atingir e envolver o público-alvo de forma inovadora e eficaz, através da percepção dos seus hábitos, tendências e necessidades, utilizando para o efeito os New Media e Social Media (media digitais, interactivos e pluridisciplinares).

Conteúdos

Os New Media e Social Media, representam novos meios e suportes de comunicação que permitem aos empresários, gestores, forças de vendas, marketers, anunciantes e particulares chegar aos seus consumidores, parceiros, colaboradores e/ou redes sociais de forma mais rápida, económica, personalizada e interactiva de forma não tradicional.


Unidade Curricular:

Social Media e Soluções de
Marketing Estratégico

Docente:

João M. Afonso Geraldes

Carga Horária:

30 horas

Principais conceitos e razões para perceber completamente os New Media/Social Media como canal privilegiado para comunicar com os diferentes públicos da sua empresa, profissionais e pessoais…

Irá aprender como maximizar a sua exposição ou da sua empresa na Internet e redes sociais. Como qualquer actividade de marketing e vendas, através da Internet e da sua estratégia nos Social Media começa com um plano sólido. No INP, ajudamos os nossos alunos a seleccionar quais as principais características a identificar para maximizar os resultados do seu negócio ou da sua entidade patronal nos NEW MEDIA e SOCIAL MEDIA e identificamos os produtos ou serviços que melhores desempenhos obterão nesses meios. O Marketing Estratégico deverá ser uma prática orientada para o desempenho.

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Introdução Aos New Media e Social media

O que são os New Media

Evolução/História dos New Media

O que são os Social Media

Porque as Empresas tem que utilizar os Social Media

Indicadores & novas tendências

O futuro da Publicidade (Velho Marketing vs Novo Marketing)

Como criar Valor nos New Media/Social Media

Ferramentas dos New Media e Social Media (de A a Z)

O efeito dos New Media nos seus negócios

Como promover o seu negócio nas Redes Sociais

o Como utilizar o Facebook, o Twitter, o LinkedIn entre outros para fazer negócios (Social Media Strategy)?

Plano Estratégico para Internet Marketing e Plano de Meios;

Adaptação de campanhas offline;

Market Research – perceber o que é aplicável e gerador de negócio para a sua empresa e o que deverá ser evitado

Web Site Exposure Analysis, Mapping e Fine Tuning;

Análise de Campanhas próprias e da Concorrência;

O que Medir & Como

Variáveis importantes na construção de relatórios e quais as importantes em tempo real;

Não assumir que os Social Media não são a solução para tudo;

Unidade Curricular:

Comunicação Digital, Mobile Marketing & Advertising

Docente:

Paulo Gaudêncio

Carga Horária:

30 horas

A comunicação digital é hoje essencial para o sucesso das marcas, dos seus produtos e serviços sendo transversal às areas de comunicação, marketing, vendas e gestão de qualquer empresa e negócio. Compreender os factores criticos de sucesso é essencial para atingir os objectivos com o menor custo possivel. Avaliar a criatividade, planear com base nos 4 pilares digitais, entender um plano de media, definir KPIS, são alguns dos pontos chave para o sucesso da comunicação digital, os quais serão aprofundados neste módulo.

Uma das areas digitais que mais cresce é Mobile Marketing, o qual oferece às empresas e aos seus utilizadores a flexibilidade e liberdade de comunicar a qualquer hora – em qualquer lugar de forma inovadora e com impacto.

Com mais 4.000 milhões de utilizadores globais, actualmente são três vezes mais utilizadores de telemóveis que os donos de televisões ou utilizadores de internet, prevendo a Morgan Stanley que a partir de 2013 o acesso à Internet através de dispositivos móveis irá ultrapassar os PCs.

Estas são razões suficientes para estar preparado e utilizar correctamente este canal de comunicação para as Suas campanhas de marketing. Como promover a fidelidade dos clientes, promoção da sua marca ou a venda de novos serviços de forma interactiva e de forma personalizada.  Os seus potenciais consumidores nunca saem de casa sem o(s) seus(s) telemóveis, logo este novo canal assegura que pode comunicar com ele com o conteúdo certo, no lugar certo a qualquer momento de forma pessoal e interactiva.

Comunicação Digital

o O mercado digital

§ Agências criativas Digitais

§ Agências de meios Digitais

§ Meios / Suportes

§ Formatos

o Os 4 pilares da Comunicação Digital

§ Display

§ Search

§ Social Media

§ Mobile

o como a comunicação digital impacta um negócio

§ fase zero – não está na internet

§ poucas acções de marketing digital

§ estratégia e kpis digitais bem definidos

§ todo ou parte do negócio suportado por e-commerce

o Planear e Implementar Uma Campanha Digital

§ Definir objectivos / KPIs

§ Estratégia de comunicação

§ Planeamento de media

§ Negociação com meios

§ Apresentação cliente

§ Implementação

§ optimização

§ Medição de resultados das campanhas

§ Impacto no negócio do cliente

Exercício Prático

A importância dos telemóveis na estratégias de comunicação das marcas

Enquadramento do mercado PT, Europa e Mundo

O Mobile Marketing

o As melhoras práticas

o Definição de mobile marketing

o As vantagens do mobile marketing

o Mobile marketing & social media marketing

o Mobile marketing vs o marketing tradicional

o Mobile marketing & mobile advertising

Ferramentas de Mobile Marketing e Casos de aplicação

o Messaging (SMS, MMS, QR Codes, download de conteúdos)

o Mobile Internet (Search, video, diplay, sites, apps)

o LBS (Bluetooth, mapas e navegação)

Tendências Mobile

O iPad e os novos tablet PC

Planear e Implementar Uma Campanha MobilE

o Briefing

o ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

o Planeamento

o Objectivos

o Negociação

o Apresentação cliente

o Implementação

o Resultados


Unidade Curricular:

WOMM – Word of Mouth Marketing word of mouth marketing

Docente:

Mário Alcântara

Carga Horária:

30 horas

Word of Mouth Marketing (WOMM) é uma nova forma de comunicação, onde os consumidores estão no controle e as empresas participam influenciando e acelerando a sua mensagem.  As empresas precisam adaptar seus planos de marketing e estratégias empresariais pelo facto de os consumidores desconfiarem da publicidade tradicional e estão cada vez mais a ser influenciados pelos seus familiares, amigos, colegas e companheiros de informações e opiniões sobre os produtos e serviços que pretendem  comprar.  Os New Media e Social Media, disponibilizam ferramentas que permitem que os consumidores se comuniquem melhor uns com os outros on-line e partilhem opiniões e experiências sobre produtos e serviços antes da compra. Por essa razão irá aprender mais uma forma de comunicar com eficiência com o seu público alvo.

World Of Mouth – Qual a sua origem e porque acontece?

o Factores base do WoM

§ O que é Word of Mouth

§ Como diferenciar o Word of Mouth de
outros tipos de comunicação

§ Quais as consequências do Wom

§ Comunicação Viral e WoM

§ Efeito de Halo no WoM

Meios Geradores de WoM

o Meios mais Tradicionais

§ Above & Below The Line

§ Onde estão as Donas de Casa?

o Meios Digitais e Interactivos

§ Web

§ Redes Sociais

§ Aplicações e Serviços Móveis

§ Intranets

§ E-commerce

§ Conteúdos Digitais

§ Geolocalização

o Acções de Activação

o Case-Studies em Diferentes Indústrias

Vendas com WoM

o Aprender com os sistemas MLM

o Encontrar o Valor no cliente para gerar novos clientes e Vendas

o Programas de fidelização e WoM

o WoM no Mercado B2B

Criar uma Estratégia WoM

o Como planear um conceito de WoM

o Definir Objectivos

o Integrar o WoM numa estratégia de Marketing

o Integrar o WoM numa estratégia Comercial

o Adequar meios a público alvo

o Fala de Bébés ou Animaizinhos? Então pode funcionar!

§ Triggers para o WoM

o O que esperar de uma estratégia WoM

o Medições e Benchmarking

o Trabalho Prático

Riscos do WoM

o Gerir expectativas

o Planos de Contigência

o Autenticidade e Plasticidade na Mensagem


Unidade Curricular:

Optimização das Campanhas nas Redes Sociais

(SMO– Social Media Optimization, SEO Search Engine Optimization, SEM – Search Engine Marketing e ORM – Online Search Engine Reputation Management)

Docente:

BRUNO LUÍS GONÇALVES PEDRO

Carga Horária:

30 horas

Os Social Media são um canal privilegiado para comunicar com os diferentes públicos da sua empresa.

Através destas ferramentas, as empresas fazem chegar as suas mensagens de forma adequada a cada público a um custo relativamente reduzido.  Estas ferramentas permitem gerar tráfego para os sites e pontos de venda e fornecem elementos que ajudam a analisar os resultados de uma campanha “imediatamente”.

O objectivo do processo de optimização, visa conseguir colocar os clientes a “falar” sobre a marca que promove de forma positiva, mantendo e melhorando a opinião sobre essa marca online. No INP irá aprender como optimizar a sua estratégia nas Redes Sociais:

×

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O que são Motores de Busca?

A importância dos Motores de Busca?

Como funcionam os Motores de Busca;

Como optimizar os processos de pesquisa nos motores de busca
e a sua importância

Search Engine Optimization Vs Search Engine Advertising;

Regras de Optimização;

o Directrizes técnicas;

o Directrizes de Conteúdo;

o Directrizes de Rede;

o Análise da estrutura dos sites e seus conteúdos;

o Pesquisa por palavras-chave ;

o Análise da concorrência e do seus sites empresariais;

o Optimização de páginas individuais;

o Optimização da Estratégia de conteúdos;

o Alterações para assegurar que os sites são reconhecidos pelos motores de busca;

o Registo nos principais motores de busca;

o Criar e interpretar os relatórios de visibilidade, análise e recomendações;

Campanhas de links patrocinados

o Por Palavra-chave e Por Assunto


Trabalho Final de Curso Nas Redes Sociais/Social Media

Durante o curso os alunos terão oportunidade de promover as suas próprias campanhas, sendo responsáveis pela criação e gestão de conteúdos nas mesmas, assim como a gestão das acções nas redes sociais seleccionadas pelos próprios, sendo desafiados a criar uma ou várias comunidades e a realizar a divulgação da sua campanha.

Através das Redes Sociais terão oportunidade de construir um espaço privilegiado de interacção com os públicos das suas empresas. Este espaço virtual cria uma oportunidade de contacto próximo entre as empresas e os seus clientes, seja para monitorizar opiniões acerca dos seus produtos ou serviços ou para promover o lançamento de um produto, estimular o envolvimento com uma marca, entre outros objectivos.


About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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