7 passos para elaborar uma estratégia de (Conteúdos) Marketing Digital para B2B


7 passos para elaborar uma estratégia de (Conteúdos) Marketing Digital para B2B7 passos para elaborar uma estratégia de (Conteúdos) Marketing Digital para B2B

Business To Business symbol on white background

1º Passo: ELABORAR A ESTRATÉGIA:

Elaborar_a_Estrategia_de_Conteudos_de_Marketing_Digital_para_Negocios_B2b

  • 51% dos empreendedores não tem uma estratégia (Fonte: ANA-Association of National Advertisers )
  • 54% dos client-side marketers afirmaram que os maiores bottlenecks são gerados pelo IT e pelas equipas de desenvolvimento web. (Fonte: MarketingCharts)
  • 80% dos utilizadores de internet tem smartphone. ((GlobalWebIndex)
  • Mais de um terço das organizações que promovem marketing B2B foram estrategicamente realinhados nos últimos três anos. No entanto, quase metade das empresas pesquisadas não revelaram uma abordagem estratégica na área do marketing. Cerca de metade  (53%) das empresas entrevistadas têm um diretor de marketing (CMO) e apenas 13% dos inquiridos concordaram que os quadros de topo valorizam muito a experiência em marketing, especialmente na preparação de quadros de elevado potencial. Como resultado, os profissionais de marketing B2B tendem a supervisionar a publicidade (68 %) e as ações de relações públicas (50%), mas têm muito menos responsabilidade nas áreas estratégicas, como seja a entrada num novo mercado (35%), ou a estratégia de alto nível (33%), bem como na fidelização de clientes (28%). (Fonte: ANA-Association of National Advertisers )
  • 60% de todos os cliques orgânicos são realizados nos três primeiros resultados disponibilizados no motor de pesquisa. (Fonte: Business2Community)
  • Cerca de 75% das receitas do Facebook são originadas em publicidade móvel. (Fonte: Jeffbullas)
  • O YouTube tornou-se no segundo maior motor de pesquisa, superando o Bing, Yahoo, Ask & AOL todos juntos. (Fonte: Social Media Today)
  • Um post com mais de 1500 palavras gera em média mais 68.1% tweets e 22.6% mais likes no Facebook do que os que tem menos palavras. (Fonte: QuickSprout)
  • O Snapchat cresceu 54% em 2014, tornando-se na rede social com o maior crescimento (Fonte: Outsocialtimes) e apresenta mais de 100 milhões de utilizadores mensalmente. (Fonte: Jeffbullas)
  • Instagram conseguiu 50 vezes mais engagement do que o Twitter. (Fonte: Outsocialtimes)
  • Existem atualmente mais de 1,65 mil milhões de utilizadores ativos com conta nas redes sociais via telemóvel. (Fonte: Jeffbullas)
  • São gerados mais de 4,5 mil milhões de likes (Fonte: Jeffbullas)
  • Os vídeos carregados para o Facebook foram superiores ao do Youtube. (Fonte: Jeffbullas)

A elaboração de uma estratégia (digital) potenciará vantagens competitivas para as suas organizações. As Redes Sociais estão a alterar a forma como as empresas constroem as suas estratégias, como operam no mercado, como se apoiam na tecnologia, e realizam a gestão da cultura da empresa.

As Redes Sociais são neste momento estratégicas para as empresas e devem fazer parte do seu planeamento estratégico corporativo. Estas irão converter gradualmente a sua atuação em processos sociais. As Redes Sociais irão converter gradualmente a atuação das mesmas em processos sociais. A separação entre a vida profissional e pessoal é muito ténue. A transparência tática passa a ser chave e por isso o perfil da organização deve ser diferenciado.

  • Depois da avaliação estratégica deverá ser estabelecido qual o objetivo;
  • Definir claramente a audiência
  • Selecionar os seus canais online – qual a abordagem mais adequada de forma a operacionalizar a estratégia e em que Redes Sociais.
  • Identificar o processo de compra
  • Criar materiais instrutivos (pedagógicos) – Importa gerar conteúdo que informe o seu cliente e o mantenha atualizado…potencia a criação de negócio (aumenta o número de leads, via informação qualificada)
    • Todas as ações a desenvolver deverão ter em conta as 7 dimensões estratégicas:
      • Estratégia & Operações
        • Qual a visão estratégica da empresa nas Redes Sociais?
        • Como é que o marketing digital irá afetar os processos da sua empresa?
        • Qual o segmento estratégico que será visado?
      • Cultura & Pessoas
        • Quais os fatores culturais que serão considerados pela empresa?
        • Como encorajar a correta utilização das
          Redes Sociais?
        • Que formação será ministrada internamente?
      • Governação
        • Quem deverá ser o Sponsor?
        • Quem irá gerir as Redes Sociais na empresa?
        • Quantos profissionais serão alocados para esta vertente estratégica?
        • Qual será a estrutura de suporte à estratégica de marketing digital?
      • Tecnologia
        • Qual(ais) é(Serão) o(s) fornecedor(es)?
        • Que ferramentas serão usadas?
        • Como integrar a solução nos sistemas de informação da empresa?
        • Qual o design a adoptar?
        • Que experiência irá ser oferecida ao utilizador?
      • Comunicação
        • Qual a politica de comunicação da empresa off-line e online e como está articulada?
        • Quais as melhores práticas de comunicação a adotar nas Redes Sociais?
        • Como envolver as várias unidades corporativas interessadas?
        • Como envolver as pessoas chave?
      • Gestão do Risco
        • Que riscos devem ser avaliados e mitigados nas Redes Sociais selecionadas?
        • Qual a equipa pré-formada para gerir uma crise que possa afetar a imagem corporativa?
      • Gestão do Projeto
        • Como executar a estratégia?
        • Como medir e acompanhar o sucesso das
          iniciativas?
        • Qual é o modelo de negócio a aplicar nas Redes Sociais?
      • Avalie qual será o custo de aquisição, de modo a maximizar o ROI. Deverá também na mesma lógica avaliar o valor que esse cliente tem para a sua organização (não é o valor na transação, mas sim o valor que o cliente irá gerar na sua organização – o número de vendas ou por ano ou durante a permanência na organização, dependendo da métrica considerada para o calculo do ROI).

(Continua…Será publicado em breve os próximos passos!)

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
This entry was posted in Mobile Marketing (PT), Sales Force (PT), Social Media (PT) and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s