10 Dicas para uma Estratégia de Marketing Low Cost


 

  1. OTIMIZAR A(S) SUA(S) PÁGINA(S) DE DESTINO E PERFIS

    1. Ajustar a mensagem ao target (recomenda-se que teste primeiro, antes de arrancar oficialmente)
      1. Teste inconsistências
      2. Teste variantes da mesma oferta, para identificar a que irá gerar mais ROI
    2. Crie uma Página de Destino/Landing Page /Jump Page por origem (para facilitar o cálculo do ROI)
    3. Otimize a página para smartphones e tablets (que são os que registam maior crescimento)
    4. Otimize a mesma com técnicas de SEO – Search Engine Optimization
    5. A ação pretendida pelo seu target, deve ser clara e simples
    6. Se trabalhar com diferentes geografias para a mesma oferta, deverá ajustar de forma dinâmica a oferta para cada geografia ou região, com vista a maximizar o resultado pretendido.
    7. Antes de lançar, teste a página (não apenas a mensagem), pois irá desperdiçar todo o trabalho da sua equipa, se a mesma apresentar falhar de funcionamento ou desempenho abaixo das expectativas da sua audiência. Tenha muita atenção à experiência que o utilizador irá obter sempre que tenha uma interação com a sua empresa.
  2. CRIE PÁGINAS INSITUCIONAIS OU POR MARCA

    1. Crie páginas corporativas ou da(s) sua(s) marca(s), fortes e com impacto
    2. Crie condições para que o conteúdo possa ser divulgado de forma viral.
  3. COMENTAR COM PERTINÊNCIA NAS REDES SOCIAIS

    1. Identifique a audiência que pretende alcançar, observe e ouça primeiro e depois participe, mas sempre com pertinência.
    2. Observe os leaders da sua audiência, assim como o relacionamento existente com as diferentes marcas que operam no seu mercado.
    3. Crie conteúdo engaging que envolva e acrescente valor a essa audiência
    4. Esteja presente diariamente nas redes sociais que selecionou como importantes para a sua estratégia.
    5. Recorra a hashtags (#) para poder fazer o tracking das suas mensagens e do seu efeito viral.
    6. Inclua nas suas mensagens, boas fotografias ou vídeos
    7. Partilhe fotografias da equipa e suas para facilitar o relacionamento one-to-one.
    8. Esteja disponível para criar relações one-to-one, evitando falar formalmente e de forma corporativa, fale de forma educada, amigável e apropriada. Fale como humano para humano e não como uma máquina corporativa para os seus clientes e parceiros.
    9. Evite a auto-promoção ou o auto-elogio.
    10. Questione e partilhe conhecimento com relevância (em tempo-real)
    11. Não se esqueça de seguir as suas novas ligações na comunidade em que está a participar.
  4. COMENTE NOS BLOGS

    1. Uma boa forma de divulgar a sua empresa, o seu site corporativo e as redes sociais da sua empresa, passa também por participar ativamente nos blogs que se enquadram no segmento estratégico da sua empresa.
    2. Recomenda-se que a sua empresa e os seus colaboradores tenham e alimentem regularmente os seus blogs, na área de atuação da sua empresa. Ajude os seus colaboradores no conteúdo que deverá ser promovido, facultando boas fontes de informação, imagens com força e bons vídeos. A vantagem de poder falar com a sua audiência, e levar a sua audiência a divulgar o conteúdo que disponibiliza de forma viral, poderá gerar negocio para a sua empresa.
    3. Convide autores reconhecidos para participar no site da sua empresa, nomeadamente nos temas de alinhamento estratégico.
  5. COMENTE NOS “MESSAGE BOARDS” E RESPONDA A DÚVIDAS

    1. Deixar comentários e esclarecimentos em “message boards” é uma boa forma de posicionar a sua empresa e os seus colaboradores como especialistas na sua área de atuação.
    2. Disponibilize-se para responder a dúvidas na área de atuação da sua empresa (dos produtos e serviços comercializados). Pode sempre gerar leads no seio destas comunidades, que procuram informação sobre os seus produtos e/ou serviços.
  6. GOOGLE GLOBAL, MAS COMPRAM LOCALMENTE

    1. Os motores de pesquisa, estão a gerar resultados cada vez mais personalizados e ajustados ao utilizador e à sua localização. Construa conteúdo que reforce a sua oferta na(s) geografia(s) pretendidas(s).
  7. O YOUTUBE É O SEGUNDO MAIOR MOTOR DE PESQUISA

    1. Disponibilize vídeos pedagógicos e demonstrativos dos seus produtos e serviços no Youtube, de modo a poder encaminhar essa audiência para as respetiva página de destino ou para o seu site corporativo.
  8. DISPONIBILIZE-SE PARA ESCREVER NA SUA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO

    1. Ofereça conteúdo e disponibilize-se para facultar conteúdo com relevância na sua área de atuação. Reforce o seu posicionamento e o da sua empresa, nas áreas chaves que selecionou.
    2. Disponibilize-se para participar como orador em palestras, pequenos almoços executivos, etc.
    3. Disponibilize os seus artigos e apresentações em plataformas de partilha de slideshows, como por exemplo a Slideshare.
  9. DIVULGE ESTUDOS DE CASO / CASE STUDIES

    1. Se a sua empresa, já tem experiências positivas que possa partilhar, sistematize a informação e elabore documentos que possam ser descarregados, mediante a recolha de informação de identificação (a mínima, não solicite muita informação, para evitar o abandono no preenchimento). Por exemplo, disponibilize, white papers, guias para iniciados, case studies, etc.
    2. Disponibilize-se para realizar webinares ou podcasts.
  10. RECOLHA E DIVULGE TESTEMUNHOS

    1. Solicite autorização aos seus clientes para divulgar os resultados dos serviços prestados ou da satisfação com os seus produtos.
    2. Coloque nas propostas, a autorização para divulgar os resultados do projeto (mediante acordo prévio)
    3. Coloque os seus clientes a falar positivamente de si na sua comunidade

 

 

About João Geraldes

Sales & Marketing Manager at Timestamp and University Lecturer. Chairman of the Meeting of O. V. – Portuguese Association of Sales Professionals, Member of the board of Economists number 10723.
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